O que há em comum entre os Jeep Commander e Compass 2025 e o Volkswagen T-Cross 2025? É que os três modelos já saem de fábrica com pneus do tipo Seal Inside.
Os pneus com essa tecnologia são produzidos pela Pirelli. Basicamente, o Seal Inside é um composto de vedação na parte de dentro do pneu, que sela a banda de rodagem em caso de perfuração por objetos de até quatro milímetros de diâmetro, evitando a perda de pressão.
Ou seja: nos carros com pneus do tipo Seal Inside, pode acontecer de você estar rodando com o pneu furado sem saber. E, mesmo assim, sem prejuízo ao comportamento do veículo ou à segurança dos ocupantes.
Diferentemente dos pneus do tipo Run Flat - que são aqueles capazes de rodar mesmo com zero de pressão -, os pneumáticos com a tecnologia Seal Inside não exigem o uso de rodas especiais: podem ser instalados inclusive em veículos que não saíram de fábrica com eles.
Segundo a Pirelli, não existe um limite para o número de perfurações suportadas pelos pneus Seal Inside. O que pode acontecer é de um furo ser próximo o suficiente do outro e prejudicar a eficiência do sistema de selagem.
Mesmo assim, não é o fim do mundo. É possível fazer reparos múltiplos no pneu com a mesma técnica usada nos pneumáticos tradicionais. Outra vantagem dos Seal Inside sobre os Run Flat, que nem sempre podem ser reparados após o primeiro furo.
Atualmente, os pneus do tipo Seal Inside equipam os Jeep Compass e Commander 2025 com rodas de 19 polegadas (235/50 R19), que são usadas nas versões Limited T270 e TD380, Série S, Overland e Blackhawk (Compass), e nas configurações Overland e Blackhawh (Commander).
No VW T-Cross, a novidade está disponível apenas na versão topo de linha Highline, na medida 205/55 R17. Mas exige que o comprador leve o Pacote Dark, que além dos pneus Seal Inside inclui rodas e vários elementos da carroceria na cor preta.
Como qualquer componente com uma tecnologia diferenciada, esses pneus são mais caros na hora da compra. No site da Pirelli, um pneu Scorpion Seal Inside, na medida 205/55 R17, aparece com preços a partir de R$ 798,95.
Basta uma pesquisa na internet para constatar que o valor pedido é mais alto que o de pneus de "primeira linha" na mesma medida e para a mesma aplicação, mas sem essa proteção contra furos.
Cabe a você decidir se vale a pena investir em segurança adicional. E aí? Qual seria a sua escolha?
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