O que é um pneu do tipo Seal Inside?

Tecnologia que protege contra furos já está disponível em três SUVs produzidos no Brasil. Saiba mais!

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Evandro Enoshita
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O que há em comum entre os Jeep Commander e Compass 2025 e o Volkswagen T-Cross 2025? É que os três modelos já saem de fábrica com pneus do tipo Seal Inside.

Os pneus com essa tecnologia são produzidos pela Pirelli. Basicamente, o Seal Inside é um composto de vedação na parte de dentro do pneu, que sela a banda de rodagem em caso de perfuração por objetos de até quatro milímetros de diâmetro, evitando a perda de pressão.

Ou seja: nos carros com pneus do tipo Seal Inside, pode acontecer de você estar rodando com o pneu furado sem saber. E, mesmo assim, sem prejuízo ao comportamento do veículo ou à segurança dos ocupantes.

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F1 Pneu Seal Inside
A tecnologia Seal Inside é indicada por essa marcação nos flancos dos pneus
Crédito: Divulgação
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Seal Inside versus Run Flat

Diferentemente dos pneus do tipo Run Flat - que são aqueles capazes de rodar mesmo com zero de pressão -, os pneumáticos com a tecnologia Seal Inside não exigem o uso de rodas especiais: podem ser instalados inclusive em veículos que não saíram de fábrica com eles.

Segundo a Pirelli, não existe um limite para o número de perfurações suportadas pelos pneus Seal Inside. O que pode acontecer é de um furo ser próximo o suficiente do outro e prejudicar a eficiência do sistema de selagem.

Mesmo assim, não é o fim do mundo. É possível fazer reparos múltiplos no pneu com a mesma técnica usada nos pneumáticos tradicionais. Outra vantagem dos Seal Inside sobre os Run Flat, que nem sempre podem ser reparados após o primeiro furo.

O Jeep Compass Blackhawk é um dos carros brasileiros que saem de fábrica com pneus Seal Inside
Crédito: Divulgação
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Quais carros tem pneus Seal Inside?

Atualmente, os pneus do tipo Seal Inside equipam os Jeep Compass e Commander 2025 com rodas de 19 polegadas (235/50 R19), que são usadas nas versões Limited T270 e TD380, Série S, Overland e Blackhawk (Compass), e nas configurações Overland e Blackhawh (Commander).

No VW T-Cross, a novidade está disponível apenas na versão topo de linha Highline, na medida 205/55 R17. Mas exige que o comprador leve o Pacote Dark, que além dos pneus Seal Inside inclui rodas e vários elementos da carroceria na cor preta.

O T-Cross 2025 estreia a tecnologia na versão Highline com o pacote Dark
Crédito: Divulgação
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Pneu Seal Inside é mais caro?

Como qualquer componente com uma tecnologia diferenciada, esses pneus são mais caros na hora da compra. No site da Pirelli, um pneu Scorpion Seal Inside, na medida 205/55 R17, aparece com preços a partir de R$ 798,95.

Basta uma pesquisa na internet para constatar que o valor pedido é mais alto que o de pneus de "primeira linha" na mesma medida e para a mesma aplicação, mas sem essa proteção contra furos.

Cabe a você decidir se vale a pena investir em segurança adicional. E aí? Qual seria a sua escolha?

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