O que é virabrequim?
Virabrequim é um dos principais componentes mecânicos de um motor de combustão interna. É um jeito popular de chamar essa peça, uma vez que o nome “verdadeiro” – ou seja, o nome técnico – é árvore de manivelas.Virabrequim: qual é a função?
A função do virabrequim é converter o movimento linear do pistão em movimento rotativo no volante. Como isso acontece e o que quer dizer exatamente? Quando acontece a explosão – devido à mistura ar combustível, isso dentro das câmaras de combustão –, essa explosão gera uma imensa força!
Essa força fica comprimida entre a parte superior do bloco e a parte inferior do cabeçote, o que acaba por empurrar os pistões para baixo. Em “parceria” com as bielas, o virabrequim é responsável por transformar essa força em energia rotativa.
Onde fica o virabrequim?
O virabrequim fica dentro do propulsor do motor, fixado. Em um de seus extremos está a polia e, no outro, o volante de inércia.Quais são as partes do virabrequim?
O virabrequim é dividido em braços e moentes, que formam as manivelas e os munhões. Eles correspondem às superfícies de contato do virabrequim com o bloco do motor. Todas as partes do virabrequim são: espiga, moentes, munhões e flange.
Além dessas partes, o virabrequim tem “parceiros”. Ou seja, para desempenhar o seu papel, a árvore de manivelas precisa das bielas e dos pistões, principalmente.
Quais são os tipos de virabrequim?
Há dois tipos de virabrequim: o fundido e o forjado. Carros com motor a gasolina, GNV, álcool ou diesel têm virabrequim fundido. Já os veículos de competição ou de performance – assim como os aviões – têm virabrequim forjado.
O que faz quebrar o virabrequim?
Como a função que o virabrequim desempenha é “pesada”, ele apresenta níveis altos de cargas de torção. Sendo assim, quanto maior for a torção, maior será a probabilidade de algo ruim acontecer. As peças do virabrequim podem deformar, rachar ou até quebrar.Também pode acontecer de as bielas serem de medidas diferentes, se o volante ou a polia não estiverem balanceados, se a lubrificação for de má qualidade ou se houver superaquecimento devido a falhas no sistema de refrigeração.
E podem acontecer outras coisas, por exemplo: os metais podem sofrer atritos excessivos, o que afeta os pistões também.
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