Os nomes de carro mais antigos ainda em uso

Alguns modelos de automóveis podem até mudar de cara, mas preservando o mesmo nome de décadas atrás

  1. Home
  2. Dicas
  3. Os nomes de carro mais antigos ainda em uso
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Há nomes de carro que são tão poderosos que até mesmo quem não entende nada de automóvel é capaz de lembrar deles sem fazer esforço.

Mas você sabe quais são os nomes de carro que estão há mais tempo no mercado? Confira a lista a seguir, que tem até alguns modelos que já marcaram presença aqui no mercado brasileiro.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Os nomes de carro mais antigos ainda em uso

1. Chevrolet Suburban (1934)

A Chevrolet começou a usar o nome Suburban em 1934, quando lançou uma versão de passageiros do furgão de entregas da marca.

Atualmente, o Suburban está em sua 12ª geração e é aquele SUV grandalhão - com quase 5,80 m de comprimento - que ficou muito famoso nos filmes americanos.

A Suburban atual é um SUV com quase 5,80 m de comprimento
Crédito: Divulgação
toggle button

2. Ford Série-F (1948)

A primeira Ford Série-F foi lançada em 1948 como a primeira caminhonete da marca do oval que não era derivada dos carros de passeio da empresa.

As picapes Série-F foram produzidas no Brasil entre 1957 e 2014. Atualmente, o modelo é importado - a grandalhona F-150 - e está na 14ª geração.

A linha de picapes Ford Série-F é representada no Brasil pelo modelo F-150
Crédito: André Deliberato/WM1
toggle button

3. Nissan Patrol (1951)

Lançado em setembro de 1951, o Nissan Patrol pioneiro foi mais um daqueles 4x4 - fortemente - inspirados pelo Jeep Willys.

Atualmente em sua sétima geração, o nome Patrol é usado em um SUV de grande porte que faz bastante sucesso entre os compradores do Oriente Médio.

Veja também

    O Nissan Patrol atual tem pouco em comum com o rústico 4x4 dos anos 1950
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    4. Chevrolet Corvette (1953)

    Lançado em 1953 como uma resposta aos esportivos europeus, o Chevrolet Corvette se tornou um dos mais icônicos automóveis americanos da história.

    Embora tenha mudado bastante na atual oitava geração, o Corvette ainda é - de certa forma - uma resposta aos europeus. Afinal, é um dos poucos americanos a combinar uma carroceria linhas arrojadas com uma plataforma com motor central-traseiro.

    O Corvette é um dos mais tradicionais heróis norte-americanos: tem até filme com personagens que se baseiam no esportivo
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    5. Toyota Land Cruiser (1954)

    O Toyota Land Cruiser até surgiu antes que o Nissan Patrol. Mas a marca só oficializou o nome Land Cruiser em 1954.

    No final das contas, se transformou em uma família de veículos que inclui desde um SUV grandalhão até modelos 4x4 raiz. E não custa nada lembrar que o "nosso" Toyota Bandeirante - feito entre 1958 e 2001 - era justamente o Land Cruiser rebatizado.

    O Land Cruiser J70 é a opção rústica do modelo 4x4 da Toyota
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    Nomes de carro mais antigos do Brasil

    O mercado brasileiro já foi mais rico em nomes "reciclados", mas hoje dá para contar nos dedos os modelos de automóveis com nomes que remetem a carros do passado.

    Mas o recordista aqui do mercado brasileiro é um carro com quase seis décadas de vida e uma trajetória de quase três décadas de produção local: o Toyota Corolla.

    O Corolla de primeira geração foi lançado no Japão em 1966 e o modelo está atualmente na 12ª geração. Desde 1999, o carro é produzido no Brasil, na fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP).

    Além do Corolla, outros nomes antigos em carros feitos no Brasil são o Volkswagen Polo (1975), o Fiat Fiorino (1980), Chevrolet S10 (1981) e Volkswagen Saveiro (1982).

    O Toyota Corolla está em produção desde 1966
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    Veja também

      Comentários
      Wid badge