Placa preta: as regras atuais para poder usar

Veja as atuais normas para identificação dos carros de colecionadores ajustadas ao padrão da placa Mercosul

  1. Home
  2. Dicas
  3. Placa preta: as regras atuais para poder usar
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Contran aprovou, no fim de 2021, a volta da placa preta para carros clássicos. Segundo as regras, para receber a chapa escura o carro deve ter 30 anos ou mais e pelo menos 80% de originalidade.

Mas há regras novas? Como proceder se o seu carro estiver nessas condições?

Antes, um adendo: quem tem a primeira placa preta "padrão Mercosul", que era branca com letras em rosa, também pode solicitar a troca - mas deve fazer o processo com empresas estampadoras credenciadas pelo Detran e emitir um novo documento (CRV), além de fazer uma nova vistoria.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Oferta Relacionada: Marca:VOLKSWAGEN Modelo:APOLLO

Regras da placa preta

Como falamos, a Resolução 887/21 aprovada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) no dia 13 de dezembro de 2021 regulamentou a volta da placa com fundo preto e letras brancas - a decisão foi publicada no Diário Oficial da União no dia 22 daquele mesmo mês.

As mudanças começaram a partir de 1º de junho de 2022 - em resumo, houve um período para que os fabricantes se adaptassem ao novo visual.

Vale lembrar que a mudança é só estética e a substituição das placas atuais não é obrigatória, assim como acontece com os veículos convencionais.

Mas atenção: a placa preta não é válida em outros países do Mercosul.

Depois de muita discussão, carros clássicos poderão manter a placa preta, agora no padrão Mercosul
Crédito: Divulgação
toggle button

As regras são as mesmas: o carro deve ter mais de 30 anos e, pelo menos, 80% de sua originalidade.

Com isso, o veículo deve passar por uma vistoria feita por clubes credenciados - até porque, na época da placa cinza, era comum ver dono de carro antigo tentar a placa em modelos "modificados".

A avaliação

Para a avaliação, alguns clubes filiados à Federação Brasileira do Veículo Antigo (FBVA) seguem um formulário padrão, que traz quatro blocos de quesitos para avaliação: mecânica, elétrica, carroceria e interior, cada um com itens específicos de análise.

Com base nesse formulário, o avaliador dá as notas. No final, o automóvel tem que obter, claro, pelo menos 80 pontos para ser aprovado. Ou seja, alguns detalhes podem não ser originais, mas a margem para alterações é pequena.

Além do mais, algumas modificações podem causar reprovação imediata, independentemente dos resultados obtidos em outros aspectos.

Todo tipo de veículo pode passar por essa avaliação.

Comentários
Wid badge
Wid pop up

Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade

Campo obrigatório