O canal de notícias da Webmotors

Quais tipos de airbags existem?

Fizemos uma lista para mostrar todos os modelos de bolsas infláveis que são oferecidos atualmente pelo mercado de carros

por André Deliberato

Você sabia que existem quase dez tipos de airbags?
Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, alguns carros mais modernos, normalmente de marcas premium ou de luxo, são equipados com mais de oito bolsas de ar diferentes em um só "pacote" - alguns até com tipos de explosão diferenciados, de acordo com a forma como acontece o acidente.
Muita gente acredita que só existe o airbag duplo frontal, equipamento mais conhecido pelo público por ser obrigatório nos carros nacionais desde 2014. Por conta disso, vamos listar abaixo todos os tipos de bolsas infláveis que existem atualmente no mercado de automóveis.
Oferta Relacionada: Marca:BYD Modelo:DOLPHIN

Os tipos de airbags atuais

Antes de listar quais são e como funcionam, precisamos ressaltar que para o perfeito funcionamento, é preciso que motorista e ocupantes estejam bem posicionados, sem esquecer do cinto de segurança - apoiar os pés sobre painel do carro, por exemplo, é uma das situações que podem interferir no modo de ação da bolsa e até ferir o passageiro da frente.

1. Airbag duplo frontal

Esse é o tipo mais comum, obrigatório em carros brasileiros desde 2014, conforme dito acima. A bolsa explode e se enche de acordo com o grau da colisão frontal e protege o peito dos ocupantes dos bancos da frente. Normalmente, ficam dentro do volante e no painel em frente ao banco do carona.

2. Airbag lateral

Assim como os frontais protegem a frente, os airbags laterais têm como objetivo salvar a lateral do tronco dos ocupantes do veículo. Não são obrigatórios por lei, mas carros com mais que dois airbags costumam oferecer estes dois, que ficam instalados nas colunas centrais ou nas laterais dos bancos.

3. Airbags de cortina

Este é o modelo de bolsa que se estende de uma coluna à outra do veículo, acima das janelas. O equipamento existe para diminuir impactos na cabeça em acidentes laterais - e também ajudar a proteger os ocupantes de eventuais cacos de vidro.

4. Airbag de joelho

As bolsas frontais protetoras de joelhos têm como função principal proteger as pernas do motorista do impacto contra a coluna de direção do veículo no caso de acidentes mais fortes. Em carros com o equipamento, normalmente esse é conhecido como o "sétimo" airbag.

5. Airbag de cinto

Outra tecnologia apresentada recentemente é a dos airbags de cinto - que basicamente se inflam durante acidentes. O equipamento ajuda na diminuição da força do impacto sobre o corpo em caso de colisão.

6. Airbag central

O airbag central é um mecanismo que fica acoplado entre os bancos, normalmente em carros de luxo, que tem como função evitar que os passageiros se choquem um com o outro - normalmente em casos de impacto lateral.

7. Airbag de teto

Apresentado há poucos anos pela Hyundai, o airbag de teto promete aos passageiros que estejam em carros com teto solar não se cortar ou serem projetados para fora do veículo em casos de capotamentos. Na explosão, a bolsa de ar ocupa todo o espaço acima das cabeças dos ocupantes.

8. Airbag traseiro

Este é um dos tipos de airbags "invisíveis". Essa bolsa de ar fica camuflada e, durante um impacto traseiro (ou até frontal, a depender da força), é inflada nos contornos dos encostos do banco de trás para proteger as cabeças dos ocupantes lá do fundo.

9. Airbag de capô

Outro apresentado nesta década, o airbag de capô fica na base do para-brisa e é acionado somente em caso de atropelamentos, para impedir o choque do pedestre contra a tampa do compartimento do motor do carro e o próprio vidro dianteiro.

Comentários

Carregar mais