Veja ofertas de carros novos e usados no estoque Webmotors!
Troca de óleo em carros que rodam com frequência
Para motoristas que utilizam o veículo no dia a dia ou com bastante frequência, a troca de óleo do carro é realizada com um prazo diferente dos que rodam pouco. As montadoras medem esse período de duas maneiras: por meses ou quilômetros.No caso dos veículos que rodam com frequência, o tempo deve ser medido pela quilometragem. Em um modelo novo, as revisões vão cumprir esse papel de verificação para a troca do óleo, portanto, basta segui-las corretamente até o fim.
Após o pacote de revisões acabar, mantenha o mesmo período indicado pela montadora. A informação vai estar presente no manual do proprietário. Porém, o comum é: a cada 10 mil km para carros flex ou a gasolina e 20.000 km para movidos a diesel.
De qualquer forma, nada te impede de levantar o capô e verificar visualmente o nível atual do óleo do carro. Caso seja necessário realizar a troca antes do período, não hesite em levar o modelo à loja ou especialista de confiança para realizar o serviço ou faça você mesmo.
Caso fique em dúvida sobre qual é o local ideal para olhar, ao levar o carro para abastecer, pergunte ao frentista se ele pode ajudá-lo a verificar o nível. Lembre-se apenas de manter o motor desligado, esperar pelo menos cinco minutos para o veículo esfriar e verificar o nível do lubrificante com o carro em um terreno plano.
Troca de óleo em carros que rodam pouco
Conforme falamos, o prazo de troca do óleo para carros que rodam pouco é diferente. De acordo com as montadoras, o motorista deve se atentar ao lubrificante após um período de 12 meses, mesmo que mal tenha rodado com o modelo nesse período.Mas como definir quando um carro roda pouco? Caso o modelo esteja parado há meses, esse é um exemplo de um carro que roda pouco. Outras situações, como uma viagem longa ou uma batida que fez com que você resolvesse deixar o veículo encostado por um longo período, também pedem troca em 12 meses.
Mesmo que não tenha chegado aos 12 meses completos, verifique o nível do óleo do motor antes de sair com o carro. Assim você evita possíveis problemas.
Por que trocar o óleo do carro?
O que muitos motoristas desconhecem, é que existe um prazo de validade para o lubrificante. Rodar com o óleo vencido pode acarretar problemas futuros ao veículo. Mas será que existe um limite de quantos km pode rodar com o óleo vencido? Bom, na verdade não. O ideal é que o lubrificante seja trocado o quanto antes.Como escolher o óleo do carro?
São diferentes siglas, especificações e tipos para carros diesel ou ciclo Otto (a etanol, gasolina, gás natural ou bicombustível), que podem confundir os motoristas. Para ajudá-los, vamos mostrar como escolher o óleo do motor correto para o seu veículo. Entenda melhor.Para começar, existem três especificações: mineral, sintético e semissintético. Antes de comprar algum tipo de lubrificante para o motor do seu carro, veja qual é o recomendado no manual do proprietário.
Por fim, conheça o significado e a diferença de função das siglas que constam na embalagem do produto. Esse é outro parâmetro que você vai utilizar para diferenciar a qualidade do lubrificante e o tipo adequado para o seu carro.
Sigla: API (American Petroleum Institute)
A sigla API se refere aos níveis de desempenho do óleo. A partir dela, é possível dividir as especificações em duas categorias: S (service) para os motores do ciclo Otto e C (comercial), para os movidos por diesel.Ambas são acompanhadas de uma segunda letra - que quanto mais avançada for no alfabeto, mais avançado será o óleo. Ou seja, em um lubrificante para motor Otto, ao observar as siglas, a opção SA é inferior à SE, que é inferior à SM e assim sucessivamente.
Sigla: SAE (Society of Automotive Engineers)
Essa sigla tem como função apontar os níveis de viscosidade que aquele óleo tem. Para quem não sabe, viscosidade caracteriza a resistência de um fluido ao escoamento. Assim, quanto maior for a viscosidade apontada na embalagem do produto, menor será a velocidade com que o fluido percorrerá as partes do motor.A medição é realizada de duas maneiras diferentes. Por exemplo, em um óleo de motor que na embalagem aponta para “25W60”, o primeiro número representa a viscosidade do lubrificante ao dar a partida do carro em temperatura ambiente. Portanto, quanto mais baixo for, menos esforço o motor nessa tarefa.
Já o segundo medidor de viscosidade representa a partida do motor em temperaturas altas. Aqui, quanto maior for o número, maior será viscidez do lubrificante.
Para que serve o óleo do carro?
O óleo do carro serve para lubrificar as peças internas do motor. Pode parecer simples, mas não ter o óleo no nível adequado, nas especificações recomendadas de fábrica e dentro da validade pode trazer grandes riscos ao veículo. Portanto, é de extrema importância seguir todas as dicas citadas ao longo do conteúdo.Além disso, ao comprar ou vender um carro usado, como as milhares de opções disponíveis no portal da Webmotors, lembre-se de verificar esse componente. Isso irá garantir uma venda mais valorizada ou uma compra mais segura.
Comentários