Saiba o fabricante do carro pelo número do chassi

A sequência numérica obedece normas internacionais que identificam país de origem, montadora e vários outros dados

  1. Home
  2. Dicas
  3. Saiba o fabricante do carro pelo número do chassi
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A numeração do chassi é o documento de identidade de um carro. Essa sequência alfanumérica de 17 caracteres - oficialmente chamada de número de identificação do veículo (VIN) - não se repete e traz informações sobre a fabricação e a origem do automóvel.

Desde 1981, todos os veículos vendidos no Brasil seguem um padrão mundial regulamentado pela ISO, entidade internacional que promove a normalização de produtos e serviços baseada em diretrizes para a melhora da qualidade.

Pelo número do chassi é possível descobrir o país onde o veículo foi produzido, o modelo, o tipo de carroceria, o ano de fabricação, além do número de produção sequencial.

Número do chassi ajuda a combater fraudes

Além de identificar o veículo, o número do chassi serve para o reconhecimento de fraudes e o esclarecimento de furtos e roubos de veículos. Essa numeração, geralmente gravada em várias partes do carro (motor, câmbio, carroceria, vidros), é comparada com a documentação do veículo pelas autoridades policiais.

Para coibir a ação de criminosos, algumas seguradoras até oferecem o serviço de pinagem do chassi. O procedimento grava o número do VIN em peças, como capô e portas, para evitar que elas sejam reaproveitadas em outros carros.

Thumbnail Dennlbn
Numeração do chassi é importante para identificar e prevenir fraudes e para esclarecer roubos e furtos
Crédito: reprodução

Três caracteres indicam o fabricante

Os três primeiros caracteres identificam a região, o país de origem e o fabricante do veículo. Eles compõem a primeira seção do VIN, chamada de WMI (World Manufacturer Identifier) – Identificador Mundial de Fabricante, traduzido do inglês. A primeira letra ou número indica o continente em que o veículo foi produzido. Os carros fabricados no mercado brasileiro, por exemplo, são identificados pelo número 9 (América Latina) e a letra B (Brasil). O terceiro caractere corresponde ao fabricante.

A tabela abaixo mostra como identificar o fabricante de um automóvel nacional:

Thumbnail Tabela Chassi
Três caracteres identificam a montadora que fabricou o carro na numeração do chassi
Crédito: Reprodução

A partir do segundo grupo alfanumérico, o chassi informa as características do veículo. Os cinco caracteres variam de acordo com o fabricante, mas correspondem ao modelo, versão, tipo de carroceria, motorização, etc.

Já a última sequência de caracteres representam dados de fabricação, como ano, local de produção no país de origem e o número de série.

O ano de produção é informado por letras de A (1980) a Y (2000) e por números de 1 (2001) a 9 (2009), até que as combinações se esgotem e voltem a usar letras – A (2010) a Y (2030) – e números.

As letras I, O e Q não são utilizadas na numeração do chassi por serem similares aos números 1 e 0.

Comentários