Ao anunciar um veículo ou fazer a procura para compra, provavelmente você já deve ter ouvido falar no termo carros de repasse e, por isso, é importante saber o que é e como funciona para fechar um bom negócio.
A troca de carros é algo comum no mundo todo, existem pessoas que trocam a cada 1 ano, 5 ou até mesmo quando surgem lançamentos que agradam e fazem mais sentido para as necessidades. Afinal, dificilmente uma pessoa vai ficar com o mesmo veículo desde a saída da fábrica até o término do uso.
No Brasil, você pode contar com várias opções para a compra de um carro, desde o financiamento de um modelo 0 km, à vista ou adquirir um automóvel usado e dentro desse segmento de mercado, existem os carros de repasse.
Usado em sites de compra e venda de veículos, o termo carros ou veículos de repasse geralmente é acompanhado por valores abaixo do valor de mercado, mas você sabe por que isso ocorre?
O valor é mais atrativo pelo fato de o carro estar à venda depois de um tempo de uso e não tem garantia de que todos os acessórios e equipamentos estejam novos ou em perfeito estado de conservação. Itens como: motor, câmbio, freio, ar-condicionado podem apresentar algum defeito.
Outra maneira de transferir o veículo e usar um repasse de carros é quando você entrega seu automóvel antigo como parte do pagamento para adquirir o seu zero km.
Apesar de ser muito parecido, os termos repasse e revenda de carro, que estão presentes no mercado de seminovos e usados, tem uma pequena diferença. No caso da revenda, a agência de veículos ou concessionária faz revisões e troca todos os itens que estão desgastados.
Já no caso dos carros de repasse, o revendedor apenas repassa o veículo da maneira que ele estiver, e se algum defeito ou problema acontecer durante o processo, o comprador pode negociar o ajuste no contrato - sempre de acordo com o que foi firmado no momento da aquisição.
Para quem tem interesse no primeiro carro e não tem como adquirir um modelo 0 km, os carros de repasse podem ser opções vantajosas, se o modelo estiver bem conservado e não apresentar problemas aparentes ou que prejudiquem o seu funcionamento.
Até mesmo se tiver pequenas complicações, em alguns casos vale a pena analisar qual seria o valor da manutenção para verificar se a compra compensa. Por isso, leve o veículo em um mecânico de confiança e veja tudo que precisa ser ajustado.
Quer comprar um carro de repasse? Avalie todos os eventuais reparos estéticos ou mecânicos. Faça uma pesquisa de mercado para descobrir se é um bom negócio - verifique detalhes como ano de fabricação, versão do modelo, cor, etc.
Saber quais são os acessórios e equipamentos que existem dentro de um veículo também é importante. Verifique a existência de itens como bancos de couro, direção hidráulica, pintura, vidros elétricos, câmbio automático, computador de bordo, rádio, motor turbo e dupla tração. Esse e outros adicionais podem afetar o preço de venda, por isso saber esses detalhes é importante.
Conferir a documentação do veículo é imprescindível. É preciso verificar se o carro está em ordem, de acordo com o que prevê a legislação. E lembre-se que, após fechar o negócio, a transferência para o nome do novo dono deve ser feita em até 30 dias.
Esse é um dos pontos mais importantes para quem vai comprar um carro seminovo ou usado, pois durante a venda de um carro de repasse a quilometragem pode ser alterada e isso indica que o veículo está menos conservado do que foi anunciado. Use scanners e um bom profissional para avaliar.
Por último, a vistoria de um carro deve ser feita para verificar se todos os documentos estão em ordem e o histórico do veículo. O procedimento identifica possíveis golpes ou informações erradas que posam ter sido passadas ao comprador.
Quer comprar um carro novo ou usado? Acesse o site da Webmotors e confira todas as opções e modelos que estão disponíveis para você escolher o veículo que mais se adequa às suas necessidades.