Nas reportagens e lançamentos que o WM1 traz é comum citarmos o freio de estacionamento elétrico. É um dispositivo que se populariza e substitui a tradicional alavanca- e libera espaço no console central da cabine. Mas, o que acontece se o carro ficar sem bateria? O veículo fica solto? Ou, se fica travado, como faço para empurrar o carro?
A primeira resposta é simples: não, o automóvel com freio de mão elétrico não fica solto, mesmo se a bateria descarregar. Pelo contrário: apesar de o dispositivo necessitar de corrente elétrica para ser ativado ou desativado, o sistema é projetado para manter o equipamento travado em caso de pane.
Existem pequenos motores nas pinças de freios que não precisam de corrente elétrica para manterem as rodas bloqueadas. Mas, ao mesmo tempo, surge o problema: se a bateria arriou e o freio de mão elétrico está ativo, como faço para destravar o carro caso necessite empurrá-lo ou ser rebocado?
Pois é, aqueles motorzinhos precisam de eletricidade para liberarem as rodas. Então, como soltar o freio de mão elétrico? Aí é preciso apelar para a tradicional alavanca (ou um botão), só que escondida de diversas formas, conforme o carro. Para isso, é necessário consultar o Manual do Proprietário para descobrir onde fica o esconderijo no seu modelo.
Geralmente, esses comandos para destravar o freio de mão elétrico ficam na região do console central, sob porta-trecos ou porta-copos, em alguma parte do assoalho do veículo ou, ainda, na região do porta-malas. Em alguns casos, é necessário usar uma chave de fenda ou a própria chave do carro para liberar as rodas. Como dito, no Manual tem a localização e o procedimento corretos.