O filtro de ar é um dos componentes mais importantes para o bom funcionamento do motor de uma moto. Ele impede que impurezas entrem no sistema de combustão, permitindo melhor desempenho, menor consumo de combustível e maior vida útil do propulsor.
No caso dos filtros de espuma, um óleo aplicado é o responsável por reter as partículas nocivas. Quando esse filtro está sujo ou mal lubrificado, os efeitos negativos aparecem rapidamente.
Para ajudar os motociclistas a identificar o momento certo de revisar ou trocar o filtro de ar, a Motul, multinacional francesa especializada em fluidos, listou os cinco principais sinais de alerta:
Se a moto está gastando mais combustível que o normal, o problema pode estar no filtro de ar. Quando obstruído, ele dificulta a entrada de ar no motor, prejudicando a combustão e exigindo mais combustível para manter o desempenho.
Respostas lentas ao acelerar ou dificuldade em manter a velocidade podem indicar que o motor não está recebendo ar suficiente. Isso compromete a queima do combustível e reduz o rendimento da moto.
Se a moto demora a ligar ou “engasga” com frequência, o filtro pode estar sujo. A mistura ar-combustível fica desequilibrada, dificultando o funcionamento inicial do motor.
Estalos, roncos abafados ou outros sons estranhos durante a aceleração podem ser sinais de problemas no sistema de admissão de ar - muitas vezes causados por um filtro comprometido.
Um filtro visivelmente sujo, com excesso de poeira ou óleo, precisa ser limpo ou substituído. A inspeção periódica é essencial para evitar danos maiores ao motor.
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