Suspensão de carro: o que é, quando e como trocar?

Conjunto é fundamental para um bom funcionamento do veículo, por isso, é importante saber quando deve ser trocada

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Redação WM1
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Se você é motorista recém habilitado ou não sabe como funciona a suspensão de carro, é preciso entender que esse é um item essencial para um bom funcionamento do automóvel. Por isso, fazer as manutenções de forma frequente evita que você fique na mão.

A suspensão é um item de segurança e conforto tanto para o motorista quanto para o passageiro do veículo. Portanto, ao notar qualquer sinal de desgaste nos componentes da suspensão, você deve procurar um profissional e, assim, evitar que o problema se agrave e leve a desgaste de outras peças ou até mesmo a acidentes.

E não importa se você tem um carro novo, seminovo ou usado, o ideal é fazer a revisão periodicamente para rodar pela cidade com tranquilidade e evitar transtornos. Veja mais abaixo!

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O que é suspensão do carro?

A suspensão automotiva é um conjunto de peças que tem o objetivo de auxiliar na sustentação do veículo.

O chassi é a estrutura que serve de base para os sistemas e motor, já a carroceria é a parte que envolve o carro e está encaixada no chassi. Essas duas partes - carroceria e chassi - ficam "suspensas no ar", então é preciso de um mecanismo para conectar as rodas ao chassi e esse é o papel do sistema de suspensão

Suspensão Explodida serviço manutenção nakata
A suspensão do carro é composta por um conjunto de peças responsáveis por sustentar o veículo
Crédito: Divulgação
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Para ficar mais claro, imagine que você está em uma carroça e passa por vários buracos e caminhos de pedra, você vai sentir muito a trepidação, certo? E, para que essa situação seja evitada, existe a suspensão veicular, que é composto por um conjunto de peças. As principais são:

  • Amortecedor: atua em conjunto com as molas da suspensão para absorver os impactos recebidos pelo carro quando trafega nas ruas
  • Mola: ajuda na sustentação do veículo, e faz com que a estrutura do carro não encoste no pneu;
  • Bandeja de suspensão: esse item liga todos os componentes da suspensão ao chassi do veículo. É o ponto de apoio inferior para a suspensão realizar os constantes movimentos de subida e descida.
  • Buchas de borracha: presentes na bandeja de suspensão atuam como isolantes, e impedem o atrito direto entre os componentes;
  • Pivô: faz a coluna da suspensão girar em seu próprio eixo, o que possibilita que a caixa de direção empurre as rodas e excute as manobras de direção.
  • Coxim: serve para fixar o amortecedor ao monobloco. Revestido de borracha, recebe os impactos do amortecedor, e permite que a coluna da suspensão rotacione com o movimento do volante.
  • Barra estabilizadora: permite maior estabilidade ao veículo ao controlar a inclinação da carroceria em curvas.
  • Amortecedor de carro em destaque com fundo desfocado
    Amortecedor é uma das peças básicas da suspensão dos carros
    Crédito: Divulgação
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    Tipos de suspensão de carro

    É preciso saber que cada modelo de veículo possui um tipo de suspensão, e isso vai depender de vários fatores. Porém, é importante conhecer as opções:

    • Suspensão independente: cada roda sofre um impacto de forma isolada sem repassar para a outra; 
    • Suspensão semi-independente: uma parte dos impactos é transferida para a outra roda durante a direção; 
    • Suspensão dependente: os movimentos de uma roda são compartilhados com a outra do eixo.
    • Como funciona a suspensão de carro?

      Como citamos, a suspensão, dianteira ou traseira, tem a principais finalidades proporcionar conforto aos passageiros e motorista do veículo entre as manobras e frenagens e garantir a segurança durante a viagem.

      Quando você passar com o carro por um buraco ou desnível, é possível ter mais controle da direção, pois a mola se estica e comprime, e nesse caso, o amortecedor auxilia na oscilação da mola, o que gera menos atrito. 

      Em caso de manobras mais intensas ou curvas, a mola do veículo gera uma força contra a carroceria e isso faz com que a inclinação seja sutil. Além disso, a barra estabilizadora auxilia a manter a força de forma igual nos dois lados.

      Já nas frenagens, o sistema de suspensão de carro atua para aumentar o equilíbrio da carroceria, o que evita o efeito gangorra e faz com que o veículo leve menos tempo para frear.

      Quando fazer a troca?

      Uma série de problemas podem afetar o bom funcionamento da suspensão. É possível notar que o conjunto precisa de manutenção quando passamos com o carro por lombadas ou buracos e sentimos o veículo "socar", ouvimos um barulho seco, forte. Quando tiver essa sensação, é importante levar o carro ao mecânico. Normalmente o problema está nos amortecedores.

      Ford Oficina
      Ouvir um barulho forte ao passar com o carro por um buraco é sinal de que suspensão precisa de manutenção
      Crédito: Divulgação
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      Um sinal claro de que o amortecedor precisa ser trocado é a presença de óleo na peça. É sinal de que há vazamento do fluído e, nesse caso, o amortecedor deixa de cumprir a sua função. Normalmente, o amortecedor tem de ser trocado a cada 40 mil quilômetros.

      A barra estabilizadora também apresenta alguns sinais quando precisa ser trocada, como por exemplo: desgaste dos pneus: barulho ao passarmos com o carro em buraco e instabilidade na direção.

      Nas bandejas de suspensão, o problema mais comum é o desgaste das buchas de borracha. Quando perdem a função, é possível perceber o impacto e atrito entre as peças de ferro - ruídos denunciam o problema. A condução do veículo pode ser prejudicada nesses casos, então, é necessário repor as buchas.