A Fiat Strada é a picape compacta queridinha dos brasileiros. Líder em vendas no ranking de utilitários zero-quilômetro e também entre os usados, o modelo carrega nas costas uma longa história no mercado nacional.
Lançada em 1998, a picape compacta da Fiat recebeu sua segunda geração de verdade apenas na linha 2021. Mas a falta de mudanças não impediu seu sucesso. Nos 22 anos de trajetória de sua primeira versão, a Strada manteve bons resultados.

A picape passou por uma série de mudanças estéticas e mecânicas para se moldar ao gosto do consumidor. No caso dos ajustes de design, eram sempre reestilizações ou facelifts, que faziam a picape acompanhar o visual do hatch Palio que lhe deu origem. A última mudança, inclusive, havia sido feita em 2013 e trazia o visual do modelo Fire para a picape.
Mas o design nunca foi o ponto alto dessa primeira geração. Para a maioria dos consumidores, a picape era boa mesmo por sua mecânica robusta e simples, pela facilidade de manutenção e ainda pela sua versatilidade.
O motor nas primeiras linhas era o 1.5 de 76 cv na versão de entrada, a Working, e 1.6 de 106 cv na versão mais completinha, a Trekking. O câmbio era manual de cinco marchas. Depois disso, em 2002, veio o 1.8 da GM no lugar do 1.6.
Três anos depois, em 2005, foi a vez da Strada adotar a família Fire com o motor 1.4. O propulsor aspirado com quatro cilindros em linha é o mesmo que, ainda hoje, é oferecido nas versões de entrada.
Esse propulsor passou por melhorias, é claro. Com ganho de potência, chegou aos 88 cv e 12,5 kgf.m de torque entregues nas últimas linhas da primeira geração. Mesmo com as mudanças, os motores sempre foram casados com a transmissão manual de cinco marchas - e a tração jamais deixou de ser dianteira.
A lista de equipamentos da picape trazia o básico para um modelo de trabalho, com dois airbags, freios ABS e computador de bordo. A partir das versões intermediárias, o modelo agregava elementos como ar-condicionado e direção assistida.
Nas versões mais completas, com cabine estendida ou dupla, a lista ganhava corpo com controles elétricos dos vidros, rodas de liga leve e rádio, com conexão via Bluetooth e via USB.
É nessas configurações, aliás, que a picape atualmente oferece boas oportunidades de negócio para quem busca um carro para o labor. Aliás, a picape tem capacidade de carga que varia de 650 quilos até 700 quilos, nas versões com cabine simples.
No estoque da Webmotors, encontramos algumas unidades com quilometragem na faixa dos 80 mil rodados, que certamente ainda podem dar um belo caldo. Fora que todas elas têm preço abaixo dos R$ 99 mil cobrados na versão de entrada da linha atual.
A primeira unidade encontrada é da versão 1.4 Hard Working cabine simples, ano 2018, de um proprietário de Manaus (AM). Segundo o anúncio, o modelo tem apenas 41 mil quilômetros rodados no hodômetro, O preço é R$ 55.850, cerca de R$ 1 mil abaixo do indicado na tabela Fipe pelo modelo. A versão básica tem vidros elétricos, ar-condicionado e distribuição eletrônica de frenagem.
Outro modelo encontrado nos estoques da Webmotors com um super preço é a Strada 1.8 Adventure cabine dupla, ano 2019. Anunciada por um proprietário de São Paulo, o modelo rodou muito pouco: 24 mil quilômetros. Apesar da baixa quilometragem, o proprietário topa vender o modelo por R$ 79 mil, que é cerca de R$ 5 mil abaixo da Fipe.
A versão tem rodas de liga, capota marítima, ar-condicionado, retrovisores elétricos e interno fotocrômico, além de travas e vidros também elétricos. Ainda segundo o anúncio, o modelo tem pneus novos, chave reserva e manual do proprietário.
A última Strada que listamos aqui é da versão Freedom, cabine dupla, com motor 1.4 e ano 2019. Anunciada por um proprietário de São José (SC), a picape na cor branca tem apenas 62 mil quilômetros rodados em ótimo estado de conservação.



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