Para tirar todas as dúvidas, consultamos engenheiros da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade).
Cuidado com os pneus: vá direto calibrar
A primeira coisa a se fazer é calibrar os pneus. Vá direto a um posto de combustível e nivele-os de acordo com a pressão indicada no manual - esses dados também podem estar em alguma parte do carro, normalmente na dobradiça da porta dianteira, em um adesivo na coluna."Manter a pressão correta é essencial para aumentar a durabilidade dos pneus", garante a SAE. Só que a realidade é diferente, já que boa parte dos veículos no Brasil circula sem a devida calibragem - pois este não é um hábito dos motoristas brasileiros.
O ideal, segundo especialistas, é realizar a calibragem semanalmente ou, no máximo, a cada 15 dias. Justamente por isso este deve ser o primeiro passo para quem for "ressuscitar" o veículo.
Balanceamento e/ou rodízio
Outro ponto que precisa ser observado é o estado dos pneus e das pontas dos eixos que os recebem. Talvez seja uma boa hora de checar a necessidade de um balanceamento, serviço feito para corrigir qualquer desajuste causado por um buraco ou pelo grande tempo parado, por exemplo.O balanceamento faz com que as rodas girem sem vibrações. Quando feito, o motorista roda com mais conforto e preserva a vida útil dos pneus, além de também economizar combustível.
Para notar um pneu desbalanceado é preciso reparar em detalhes, como se há trepidação de volante, bancos e/ou painel, além de uma tendência do carro de "puxar" para um dos lados.
Talvez também seja uma boa hora de fazer um rodízio. Significa fazer um revezamento entre os pneus com o objetivo de prolongar sua vida útil - isso acontece exatamente porque os conjuntos dianteiros e traseiros sofrem desgastes diferentes.
Dá até para fazer em casa, mas é importante realizar os serviços de balanceamento depois de fazer a troca.
Para entender a ordem das trocas em um rodízio, consulte o Manual do Proprietário ou o borracheiro de sua confiança. É preciso ter cuidado, pois existem carros com tração dianteira, tração traseira e 4x4, além de diferentes tipos de pneus - incluindo os que são unidirecionais, ou seja, feitos para rodar apenas em um lado.
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