Vai viajar no Carnaval? Veja a "água do motor"!

Líquido de arrefecimento e do sistema de refrigeração do motor merecem atenção especial antes de pegar a estrada

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Redação WM1
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O caro leitor certamente já viu, em suas viagens nos carnavais da vida, muitos carros parados no acostamento porque o motor simplesmente "ferveu".

Sim, essa é a principal ocorrência nesse e outros feriados prolongados, inclusive - e principalmente - por causa dos engarrafamentos gigantes, nos quais o carro fica no anda-e-para às vezes por horas.

Então, antes de pegar a estrada nesse carnaval, é importantíssimo que você faça uma revisão no sistema de arrefecimento e na famosa "água do radiador"

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Cuide da saúde do seu motor

Certamente um frentista ou um “mecânico” já te perguntaram se você não gostaria de "completar a água do radiador". Ainda não? Oras, se não aconteceu até hoje, vai acontecer em breve.

Quando rola - e você aceita a oferta - o cidadão usualmente vai além: sugere meter uma água "puríssima" no sistema de arrefecimento. Pois saiba que isso está errado!

"Água no radiador" a gente usa em carros carburados. No caso dos veículos com injeção eletrônica, o líquido não é mais esse... simples assim.

No depósito transparente do sistema de arrefecimento, com indicador de nível, nós temos de usar água desmineralizada (ou deionizada) e um aditivo chamado etilenoglicol.

O aditivo específico é o grande responsável por aumentar o ponto de ebulição da água para cerca de 110°C. Importantíssimo, pois os motores modernos, com melhores queimas, trabalham um pouco acima dos 100°C. Assim, o líquido de arrefecimento evita que a água "ferva" - ou que congele, nas baixas temperaturas.

Em suma, se você completar o reservatório do sistema de arrefecimento só com água da torneira, poderá ter superaquecimento. Por consequência, fatalmente terá uma gloriosa dor de cabeça.

Além disso, o aditivo serve também para evitar processo corrosivo. Sem ele, componentes metálicos ficam sujeitos ao efeito. Quando a água é de torneira, então, aí a coisa fica ainda mais feia: o cloro e os outros sais minerais literalmente destroem tudo o que encontram pela frente.

Radiador 3
A água pura pode causar corrosão em algumas peças do sistema de arrefecimento
Crédito: Divulgação
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Proporção da mistura

Na hora de completar o reservatório, fique atento às proporções de água e aditivo. O manual do veículo geralmente tem esse tipo de informação, e é extremamente necessário segui-la para garantir o bom funcionamento do sistema.

Se você não confia muito nos seus dotes, pode apelar para misturas prontas, também chamadas de "dois em um". No entanto, vale ressaltar que estas devem seguir ao pé da letra as especificações do manual do proprietário.

Ah, e atenção: completar o sistema com líquido de arrefecimento é um mero paliativo. Se o nível estiver abaixo do mínimo, significa que algum problema na área - provavelmente um vazamento. Portanto, caso identifique isso, complete e leve seu veículo até uma oficina de confiança.

Como trocar o fluido do sistema de arrefecimento

Trocar o fluido do sistema de arrefecimento pode até parecer simples, mas não é. Por isso, a gente recomenda levar o carro a um profissional. Fique também atento aos prazos de troca. Tal informação pode ser encontrada, obviamente, no manual do veículo.

A troca do líquido só pode ser feita depois de uma limpeza completa. Há necessidade também de ser feita uma "sangria", já que não se pode ter bolhas de ar dentro do circuito, que deve ser preenchido somente com a água desmineralizada e o aditivo.

Tags:Dicas
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