O canal de notícias da Webmotors

Vantagens e desvantagens do uso do GNV

Alta dos preços da gasolina, diesel e etanol volta a tornar atrativo em alguns casos a instalação de kit gás no veículo

por Redação WM1

Com a alta do preço da gasolina e diesel, muitas pessoas cogitam a possibilidade da conversão do carro para GNV, que significa gás natural veicular. Os veículos que têm a instalação para uso do gás, se tornam bicombustíveis, o que permite que o motorista escolha a melhor opção conforme os preços oferecidos no mercado.
Estima-se que o gasto de GNV em comparação a gasolina é de 51,3% menor, sendo assim, uma ótima opção para esse momento em que o combustível está com os preços cada vez mais elevados.
Veja as ofertas de carros equipados com GNV da Webmotors!
Mas o uso do gás veicular ainda desperta muitas dúvidas para os motoristas e as vantagens e desvantagens são os principais tópicos. Por isso, a Webmotors decidiu reunir as principais questões sobre o GNV para que você saiba se vale a pena ou não. Confira!

O que é o combustível GNV?

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o  gás GNV é uma substância gasosa que tem em sua composição hidrocarbonetos, que incluem o metano. Para o uso, são usados cilindros de armazenamento que suportam a pressão exercida pelo gás.
O GNV, Gás Natural Veicular, serve para automóveis de passeio e alguns comerciais, sua extração é feita do petróleo e de alguns minerais. É considerado um combustível mais ecológico por emitir cerca de 60% de monóxido de carbono que o gerado pela gasolina, e ainda é mais vantajoso financeiramente. 

Outro ponto para destacar é que existem dois tipos de GNV, o associado e o não associado. O associado é aquele dissolvido em petróleo ou em capa de gás. Já o não associado não contém água nem óleo.

Para que serve o GNV?

O gás natural GNV é usado como forma de driblar a alta dos preços dos combustíveis, e para isso, muitos motoristas optam por fazer a conversão do veículo para que o carro consiga usar esse combustível. A conversão é feita com a instalação de um kit por uma oficina credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e autorizada pelo Detran.
Existem uma série de oficinas credenciadas que realizam essa conversão e para que o procedimento seja feito com segurança, é importante analisar alguns componentes como: o cilindro, linha de alta pressão, redutor, válvula do cilindro, suporte, sistema de ventilação, linha de baixa pressão e a válvula onde é realizado o abastecimento.

Como é feito o gás natural veicular?

Obtido através de rochas porosas, arenitos ou calcárias, o GNV é associado ao petróleo e, uma fonte energética que é encontrada apenas no estado gasoso. Esse é um produto que tem em sua composição alguns hidrocarbonetos leves e é considerado um combustível extremamente eficiente. 

Quais as vantagens e desvantagens do GNV?

São vários os benefícios de fazer a instalação pra abastecer em um posto com GNV. E para que você conheça todas as vantagens, separamos alguns tópicos. Também existem desvantagens, por isso é importante conhecê-las para identificar o que faz sentido para atender às suas necessidades. Veja abaixo!

Vantagens

Desvantagens

Aprenda a calcular o consumo de GNV por km

Antes de realizar os cálculos de consumo do GNV, é importante levar em consideração que a gasolina e o álcool têm suas medidas feitas em litros, já com o GNV, a unidade de medida é o metro cúbico (m³). Com relação à autonomia, geralmente o Gás Natural Veicular tem 30% a mais do que a gasolina. 
Para realizar os cálculos, é importante que você saiba algumas informações com relação à autonomia do seu carro e qual a distância média que foi percorrida por mês. Confira os tópicos importantes

Após ter em mãos essas informações, é preciso dividir toda a distância percorrida pela autonomia e multiplicar toda a quantidade de combustível pelo valor do litro da gasolina.
Agora que você já sabe o que é GNV e todas as principais características, faça comparações e veja se ainda faz sentido instalar o kit em seu veículo ou até mesmo optar pela troca do automóvel que já tem essa disponibilidade ou até mesmo um carro elétrico.

Comentários

Carregar mais