Num passado não muito distante, as peruas e as minivans eram os carros preferidos para levar a família. A perda de interesse por esses modelos têm muito a ver com a popularização dos SUVs nos últimos anos.
Versáteis, os utilitários esportivos oferecem, em sua maioria, espaço interno suficiente para acomodar todos os membros de uma família e suas bagagens. Além disso, contam com maior altura de rodagem em relação ao solo, que confere maior conforto e segurança para enfrentar vias esburacadas.
De qualquer forma, passear ou viajar com a família é um momento de alegria e prazer para a maioria das pessoas, independentemente do tipo de carro utilizado. Por isso, o WM1 elaborou uma lista com 10 modelos com vocação familiar. Foram considerados fatores importantes, como conforto, consumo de combustível, espaço interno, tamanho do porta-malas e segurança.
Um dos queridinhos do mercado de usados, o Honda Fit é bastante elogiado pelos seus proprietários por conta da cabine espaçosa para cinco ocupantes, embora o porta-malas de 363 litros não seja dos maiores. Mas o monovolume tem no rebatimento do assento do banco traseiro, um trunfo para ampliar a área de carga, e, assim, pode levar objetos altos, como vasos de planta e até bicicletas.
Outro ponto forte do modelo é a mecânica robusta, que não costuma dar dores de cabeça aos seus donos, independentemente da versão. O modelo atual é equipado com o motor 1.5 flex de 116 cv de potência, combinado a um câmbio automático CVT, que proporciona desempenho satisfatório e baixo consumo de combustível. Há também uma configuração mais básica dotada de transmissão manual de cinco marchas.
A minivan é o carro de sete lugares mais vendido do Brasil há quase uma década. A Chevrolet Spin tem espaço para levar cinco passageiros sem aperto, com o diferencial de poder acomodar mais dois ocupantes na terceira fileira de assentos que fica no porta-malas. Por falar nele, o bagageiro tem capacidade para expressivos 710 litros na variante de cinco lugares ou 553 litros na versão de sete lugares.
O conjunto mecânico é formado pelo longevo motor 1.8 flex de 111 cv, que pode ser combinado ao câmbio manual ou automático de seis velocidades. A partir da linha 2016, a Spin recebeu melhorias no motor, além da introdução da direção elétrica, que reduziram consideravelmente o consumo de combustível.
A variante familiar da sétima geração do Golf teve vida curta no Brasil. Foram apenas quatro anos, justamente por conta da preferência do mercado pelos SUVs compactos. No entanto, a perua é dona de um conjunto invejável, formado pelo motor eficiente, que entrega bom desempenho, baixo consumo e dirigibilidade irretocável.
A Golf Variant é sempre equipada com motor 1.4 turbo, inicialmente movido apenas a gasolina com 140 cv de potência, e câmbio manual ou automatizado de dupla embreagem. A partir da linha 2017, o propulsor recebeu tecnologia bicombustível e passou a entregar 10 cv a mais, atrelado a uma caixa automática de seis velocidades.
O modelo tem bom nível de equipamentos em todas as versões, mas a topo de linha Highline geralmente possui teto solar panorâmico, Park Assist e controle de cruzeiro adaptativo com frenagem autônoma emergencial.
Já o porta-malas de 605 litros acomoda mais bagagem que o compartimento da grande maioria dos SUVs.
Embora tenha saído de linha há mais de uma década, a Toyota Fielder é muito elogiada pelo conforto e confiabilidade mecânica, afinal é a variante mais familiar do Corolla. O motor 1.8 flex de 136 cv e o câmbio automático de quatro marchas não são a última palavra em tecnologia, mas entregam desempenho e consumo satisfatórios.
Essas qualidades técnicas, somadas ao porta-malas da perua, que tem capacidade para 411 litros de bagagem, fazem do carro um modelo de boa aceitação no mercado de usados.
O SUV derivado da picape S10 é uma boa opção frente aos concorrentes consideravelmente mais caros. O Chevrolet Trailblazer é bem equipado e possui espaço de sobra para sete ocupantes sem comprometer demais a capacidade do porta-malas.
O modelo é sempre equipado com câmbio automático de seis marchas e tração 4x4. Atualmente, o SUV é vendido somente com a motorização 2.0 turbodiesel de 200 cv, mas é possível encontrar, no mercado de usados, o Trailblazer com o motor 3.6 V6 a gasolina de cv – mesmo propulsor das versões de entrada do Camaro vendido nos Estados Unidos.
Fora de linha no Brasil desde 2020, o Citroën C4 Lounge é uma boa opção entre os carros para a família com bom custo-benefício, desde que você não se importe tanto com a liquidez de mercado dos consagrados Honda Civic e Toyota Corolla. O sedã fabricado na Argentina é confortável e tem um porta-malas espaçoso de 450 litros.
Sob o capô, o C4 Lounge pode ser equipado com o motor 2.0 aspirado de 153 cv ou o esperto THP 1.6 turbo flex de 173 cv, ambos combinados à transmissão automática de seis velocidades.
Se hoje a Spin domina o mercado de carros de sete lugares, muito se deve à sua antecessora. Lançada em 2001, a Chevrolet Zafira era um projeto moderno da Opel, antiga subsidiária alemã da General Motors (atualmente pertence à Stellantis).
Baseada na plataforma do Astra de segunda geração, a minivan ganhou uma legião de fãs por conta do desenho harmonioso e do espaço interno generoso. Um engenhoso sistema de rebatimento escondia a terceira fileira de bancos no assoalho do porta-malas de 445 litros, e liberava espaço no compartimento – recurso ausente na Spin.
O motor 2.0 flex combinado ao câmbio automático de quatro velocidades (ou manual de cinco marchas) dá conta de levar a minivan e seus ocupantes, embora o consumo não seja o seu ponto forte.
Nem todas as famílias possuem orçamento ou membros suficientes para justificar a compra de um modelo de sete lugares. Em alguns casos, um hatch compacto atende bem se o uso do veículo for majoritariamente urbano, o que demanda menor consumo de combustível.
O Renault Sandero, além de ser espaçoso para um hatch compacto, possui o maior porta-malas da categoria (320 litros), suficiente para levar a bagagem de uma família pequena em uma viagem curta.
O modelo possui diferentes opções de motorizações 1.0 e 1.6 (inclusive com a oferta de câmbio automático), mas a mais indicada é a 1.6 16V flex de 120 cv, incluída na gama a partir de 2019, por entregar desempenho mais satisfatório.
Sucesso de vendas justamente por conciliar a versatilidade de uma picape com o conforto e a praticidade de um carro de passeio, a Fiat Toro atende bem quem quer fugir da mesmice dos sedãs e SUVs, uma vez que a sua caçamba de 820 litros pode servir como um grande porta-malas. Além disso, por não ser tão grande, é mais prática no uso urbano do que as desajeitadas picapes médias.
A Toro pode ser encontrada nas motorizações flex 1.8 (139 cv) 2.4 (185 cv) e 1.3 turbo (185 cv), além da 2.0 turbodiesel (170 cv) com tração 4x4.
Outro modelo muito bem aceito no mercado de usados é o Honda HR-V. Confortável e espaçoso, o SUV também conta com a versatilidade do banco traseiro modular herdado do Fit, com o qual compartilha a plataforma. O motor 1.8 flex de 139 cv, combinado ao câmbio automático CVT, dá conta de levar a família e a bagagem no porta-malas de 437 litros. Há ainda a versão Touring, equipada com o motor 1.5 turbo a gasolina de 173 cv.