Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) em parceria com a Academia Brasileira de Neurologia aponta que mais de 20% dos motoristas entrevistados têm o hábito de dirigir com sono e quase 40% conhecem alguém que se envolveu em um acidente por esse motivo.
Para evitar problemas, confira a seguir algumas dicas para enfrentar o sono ao volante
Dicas para enfrentar o sono ao volante
Durma e esteja bem
Como dissemos mais acima, não existe segredo. Uma noite de sono adequada (de sete a oito horas de duração) antes de viajar é fundamental para evitar a sonolência ao volante.Ainda em relação ao cansaço, evite o consumo excessivo de álcool na véspera da viagem, já que isso afeta a qualidade do sono.
Medicação e sonolência
Se tornou usuário de alguma medicação de uso contínuo? Então é melhor checar na bula do medicamento se ele pode causar sonolência como um dos efeitos colaterais.Evite também o uso de energéticos e/ou café para espantar o sono. O efeito dessas bebidas é de curta duração é não impede aquelas "piscadas" de alguns segundos que podem ser fatais em altas velocidades.
Paradas de descanso
Lavar o rosto, aumentar o som do carro ou abrir os vidros não são medidas eficientes para vencer o sono. O ideal é procurar um local seguro para dormir.Caso um sono prolongado não seja uma opção, uma alternativa é buscar um local seguro para tirar cochilos de pelo menos 20 ou 30 minutos antes de seguir viagem.
Horários críticos
Um estudo realizado nos Estados Unidos pela Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA, na sigla em inglês) aponta que alguns horários são críticos para acidentes envolvendo sonolência: da meia-noite às 6h ou no final da tarde.Outro detalhe é que geralmente os motoristas envolvidos nesses acidentes estavam desacompanhados. Então, se possível, viaje sempre acompanhado.
Comentários