Essa história de que os carros elétricos não vão longe está no passado. Já é possível encontrar no mercado automóveis a bateria que superam os 500 quilômetros de alcance. Ou seja: teoricamente, capazes de ir de São Paulo até o Rio de Janeiro sem parar para carregar.
Só tem um problema: boa parte desses elétricos que batem recordes de autonomia são modelos de luxo, acima da faixa dos R$ 300 mil. Mas será que os automóveis a bateria do andar de baixo ficam muito atrás?
Para responder a essa pergunta, trazemos a seguir o ranking dos 10 carros elétricos até R$ 300 mil que vão mais longe sem precisar parar para recarregar. Confira a seguir. Os números são do PBEV Veicular, do Inmetro.
O SUV médio Geely EX5 é equipado com um conjunto motriz de 218 cv de potência e acelera de zero a 100 km/h em 6,9 segundos na versão Pro, que é a mais acessível da linha. Mas também é a que vai mais longe.
A bateria de 60,22 kWh permite que o EX5 Pro rode até 413 quilômetros com uma carga. É uma belíssima marca. Praticamente a mesma distância que separa São Paulo de Curitiba, no Paraná.
A segunda posição desse ranking fica com o GAC Aion V , outro SUV médio elétrico de uma marca chinesa. O modelo é equipado com um motor de 204 cv de potência e acelera de zero a 100 km/h em 7,9 segundos.
Com uma bateria de 75,3 kWh, o Aion V roda até 389 quilômetros. O equivalente a quatro vezes a distância entre a capital paulista e a cidade de Campinas, no interior de São Paulo.
Concorrente direto de modelos como o BYD Dolphin e o GWM Ora 03, o recém-lançado hatch compacto MG4 tem nas versões de entrada Comfort e intermediária Luxury as configurações de maior alcance.
Equipados com um motor de 204 cv de potência, alimentado por uma bateria de 62 kWh, o MG4 pode rodar até 364 quilômetros com uma carga. Ou 52 quilômetros por dia durante uma semana.
Assim como os outros SUVs médios elétricos dessa faixa de preço, o recém-lançado MGS5 também combina bom desempenho com longa autonomia. Com um motor traseiro de 205 cv de potência, acelera de zero a 100 km/h em 6,3 segundos.
A bateria de 62 kWh permite que esse SUV médio possa rodar até 351 quilômetros sem parar para carregar. Daria para ir de São Paulo até a fluminense Paraty. E ainda sobraria carga.
Além do visual futurista e do porte de SUV médio, o Omoda E5 é equipado com um conjunto motriz de 204 cv de potência e acelera de zero a 100 km/h em 7,2 segundos. São boas marcas para um modelo sem pretensões esportivas.
Além disso, também tem um bom alcance para um carro elétrico. Equipado com uma bateria de 61,1 kWh, pode rodar até 345 quilômetros sem parar para carregar. Teoricamente, seria possível ir de São Paulo até a cidade de Bauru, no interior do estado.
Versão monomotor intermediária do SUV compacto Volvo EX30, a Plus combina o propulsor de 272 cv de potência com uma bateria de 69 kWh. E esse conjunto mecânico permite que o modelo acelere de zero a 100 km/h em 5,3 segundos.
E o alcance? Com uma carga, o Volvo EX30 Plus roda até 338 quilômetros. O suficiente para rodar cerca de 48 quilômetros todos os dias da semana. É mais ou menos do que você costuma rodar por dia?
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SUV elétrico de entrada da marca chinesa, o Zeekr X Premium compartilha a mesma plataforma e conjunto mecânico do Volvo EX30 Plus. Porém, com uma carroceria mais longa e que permite enquadrar o modelo como um utilitário esportivo de porte médio.
Acelera de zero a 100 km/h em 5,6 segundos. E roda até 332 quilômetros sem parar para carregar. Se você estivesse em uma viagem entre São Paulo e Marília, por exemplo, teria que parar para carregar apenas em Ribeirão Preto.
Apesar de estar entre os carros elétricos mais acessíveis do mercado brasileiro, o BYD Dolphin Plus não faz feio quando o assunto é autonomia. Esse hatch com alma de minivan é equipado com um motor de 204 cv e acelera de zero a 100 km/h em sete segundos.
O Dolphin Plus sai de fábrica com uma bateria de 60,48 kWh e pode rodar 330 quilômetros. É a distância que separa a capital paulista de Ribeirão Preto, no interior do estado.
Testamos recentemente a minivan GAC Aion Y e nos impressionamos com o amplo espaço interno desse modelo equipado com um conjunto motriz de 204 cv de potência e que é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 8,5 segundos.
Mas sabe em qual outro ponto o modelo da GAC manda bem? É no alcance. No ciclo PBEV de medição, a autonomia modelo é de 318 quilômetros. Daria para rodar 45 quilômetros todos os dias da semana.
O hatch da GWM tem um conjunto motriz de 171 cv de potência e acelera de zero a 100 km/h em nove segundos. Um dos diferenciais competitivos do modelo é o visual externo - e interno - exótico e cheio de personalidade.
E nessa versão intermediária BEV58, equipada com uma bateria de 58 kWh, o hatch da GWM tem o melhor alcance da linha: 315 quilômetros. O equivalente a quase quatro vezes a distância entre as cidades de São Paulo e Santos.
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