O mercado de picapes sempre teve força no Brasil, mas ganhou mais expressão nos últimos anos. Um exemplo disso é o grande número de lançamentos recentes do segmento. Somente este ano, podemos citar a chegada da Fiat Titano e, mais recentemente, a atualização da Volkswagen Amarok.
Mas não é só entre os modelos zero-quilômetro. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o mercado de picapes usadas e seminovas apresentou crescimento de 7,7% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2023.
Diante desse aumento, montamos uma lista com cinco representantes do segmento que desempenham bem o papel de picape e, de quebra, entregam muito conforto a bordo. Os preços da nossa seleção começam em R$ 60 mil e vão até os R$ 120 mil. Vale mencionar que a picape zero-quilômetro mais barata à venda atualmente é a Volkswagen Saveiro, que custa R$ 99.990, em sua versão cabine simples.
Ah, todos os modelos aqui citados estão disponíveis no estoque da Webmotors e fazem parte das ofertas do Mega Feirão Webmotors. Realizado até o próximo dia 31 de julho, o evento oferece várias condições especiais para quem quer comprar um carro.
Vale lembrar que o crédito está sujeito a análise e às condições vigentes no momento da contratação. E a taxa especial para financiamento exclusivo com o Banco Santander, idem.
Se o assunto é picape, nada mais justo do que começarmos com um dos modelos de maior sucesso no segmento nos últimos anos, a Fiat Toro. Lançado por aqui em 2016, o modelo foi um dos pioneiros no sub-segmento das intermediárias e atraiu boa parte de seu público pela versatilidade.
A picape entrega disposição para o transporte de cargas na caçamba e uma condução similar à dos SUVs. O visual mais ousado era outro elemento incomum entre as picapes, mas que agradou ao público da Toro.
Nessa lista do Mega Feirão, encontramos unidades da picape com preços a partir de R$ 75.990. As unidades mais em conta têm motor 1.8 E.torQ flex, de 132 cv de potência, e câmbio automático de seis marchas.
Investindo um pouco mais, é possível encontrar opções com tração 4x4, motor turbodiesel e até opções mais novas com o atual 1.3 turbo T270 flex, que rende 185 cv de potência.
A Chevrolet S10 também entra na nossa lista de picapes confortáveis à venda no Mega Feirão da Webmotors. Pagando até R$ 120 mil, é possível encontrar unidades do modelo tanto da primeira quanto da segunda geração.
Diferentemente da Fiat Toro, que tem como diferencial ser montada em monobloco, a S10 é uma picape média "padrão", com chassi tipo escada. O que acaba sendo compensado, especialmente na segunda geração, pelo melhor acerto de suspensão e por mudanças no interior, como é o caso dos bancos com espuma em densidades diferentes entre assento e encosto.
As unidades que encontramos no Mega Feirão Webmotors com preços até R$ 120 mil usam, na maioria dos casos, motor aspirado flex 2.4 aspirado flex, de 147 cv de potência, combinado com câmbio manual de cinco marchas e tração 4x2. Há também versões com motor 2.8 turbodiesel, de 140 cv, com tração 4x4.
A S10 tem versões com caçamba para até 1.570 litros de capacidade e que podem levar 1.078 kg de carga útil.
Voltando ao segmento das picapes intermediárias, a Renault Oroch é outro exemplar que consegue pisar nos dois mundos: SUVs e picapes. Derivada do "irmão" Duster, a francesa com caçamba para levar até 650 quilos tem proposta urbana e anda quase como um carro de passeio.
Entre os modelos disponíveis na nossa lista do Mega Feirão, é possível encontrar unidades usadas e seminovas da Oroch com preços partindo de R$ 61 mil. Alguns dos anúncios, inclusive, exibem unidades bem novas, já da linha 2023.
Há opções equipadas com o motor 1.6 SCe aspirado e outras, um pouco mais caras, na faixa dos R$ 90 mil, já com o propulsor 1.3 turbo flex TCE, capaz de render até 170 cv de potência e 27,5 kgf.m de torque.
A tradicional Ford Ranger é outra alternativa entre as picapes médias nessa lista com foco no conforto dentro do Mega Feirão. Na faixa de preço proposta, o modelo pode ser encontrado em unidades desde as primeiras linhas, lá do fim dos anos 1990, até versões bem mais recentes, já de 2019.
Nesses últimos modelos, que fazem parte da segunda geração da grandona da Ford, a picape tem capacidade para levar até 1.255 quilos de carga útil, bem mais do que a maioria das rivais atuais. O motor usado na picape, na linha citada, pode ser o 2.2 turbodiesel, de 160 cv de potência, ou o 2.5 flex aspirado, capaz de render 173 cv.
Esse último propulsor era usado em versões como a XLS, que vinha equipada de série com seis airbags, câmera de ré, controles de tração e estabilidade, central multimídia, volante multifuncional e painel de instrumentos com tela em TFT ao centro.
A Volkswagen Amarok é o modelo que escolhemos para fechar essa lista. Apesar de ser grandalhona, a picape é uma das representantes do segmento que mais transmite a sensação de condução de carros de passeio. É como se o motorista estivesse dirigindo um SUV grande e alto.
O interior e a ergonomia ao volante, que remetem bastante aos modelos de outros segmentos da marca, ampliam essa sensação. Esse feeling vem aliado ao porte de respeito da Amarok, com seus 5,25 metros de comprimento e 1,94 m de largura.
Na lista que separamos do Mega Feirão, encontramos unidades da picape média da Volkswagen a partir da linha 2014. Os preços começam em R$ 60 mil e o motor, na maioria das versões, é o 2.0 turbodiesel, que rende até 180 cv de potência e 42,8 kgf.m de torque, casado a um câmbio manual de seis marchas. A tração pode ser nas quatro rodas ou apenas no eixo dianteiro.
A partir dos R$ 83 mil, é possível encontrar unidades com câmbio automático de oito marchas, ano 2016. A lista de equipamentos nessas versões inclui central multimídia, volante multifuncional, faróis de neblina, rodas de liga leve, controles de estabilidade, tração e controle automático de descida.