Airbag estourado: quanto custa arrumar o painel?

Equipamentos de segurança e bolsas infláveis provocam danos na cabine do carro quando são acionados. Dá para recuperar?

  1. Home
  2. Bolso
  3. Airbag estourado: quanto custa arrumar o painel?
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Muita gente já deve ter se perguntado quanto custa arrumar o painel do carro em caso de acidentes leves que provoquem o acionamento das bolsas infláveis. Afinal, quanto dinheiro se gasta em caso de airbag estourado? Dá para voltar ao estado original ou não vale a pena? Você vai descobrir tudo agora.

Antes de mais nada é preciso dizer que, segundo especialistas, a resposta para essas perguntas depende do carro. Muitas vezes o custo não compensa. Alguns modelos, por exemplo, têm "tampas" feitas justamente para romperem quando o airbag do passageiro é deflagrado. Nesse caso, o custo de manutenção é mais justo.

Mas em outros veículos, como a maioria dos atuais, a bolsa inflável do carona rasga parte do painel ao explodir, de forma a danificar totalmente o console - que, para piorar, é quase sempre composto de uma única e grande peça.

Também precisamos ponderar que os airbags não podem ser restaurados: se explodirem, devem ser integralmente substituídos.

Airbag estourado: quanto custa?

Com isso, além da troca das próprias bolsas infláveis, às vezes pode ser preciso trocar outras partes do sistema, como sensores, módulo, fiação e até cintos de segurança. Os valores podem ultrapassar R$ 5 mil em situações de carros comuns (pequenos e médios), o que de fato pode inviabilizar o conserto.

Já o conserto do airbag do motorista, que sai do volante, é menos salgado justamente porque só a tampa do volante sai da peça no momento da deflagração. Por custar, em média, até R$ 500.

Fique atento!

Se por acaso isso aconteceu com seu carro e você precisar do conserto, procure fazer o reparo somente em oficinas credenciadas ou na própria concessionária autorizada da montadora.

Isso porque existem locais que dizem conseguir fazer o conserto, mas que só colocam peças novas no lugar e desligam a luz de alerta dos airbags. Com isso, muita gente pode não perceber que eles estão ausentes e, em uma próxima necessidade, podem até deixar de salvar uma vida - e, acredite, estas "oficinas" ainda cobram por esta irresponsabilidade.

Airbag Lateral E De Cortina
Os airbags podem salvar sua vida. Desconfie da luz no painel apagada se você comprar um carro usado - é bom checar a eficiência das bolsas com um mecânico
Crédito: Divulgação
Comentários