Automóveis rodam sem motorista em Las Vegas

Anualmente ocorre o Urban Challenge, uma competição da DARPA onde carros andam sem motoristas
  1. Home
  2. Bolso
  3. Automóveis rodam sem motorista em Las Vegas
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Os visitantes da Consumer Electronics Show, em Las Vegas, uma das maiores feiras de consumo eletrônico, podem ver de perto o Chevrolet Tahoe, da General Motors, que funciona por meio de comandos eletrônicos à distância.

O carro foi o vencedor da competição Urban Challenge nos Estados Unidos, organizada pela DARPA, sigla de Defense Advanced Research Projects Agency, agência de projetos de pesquisa avançada de defesa do governo americano.

O Chevrolet Tahoe, que foi batizado de “Boss”, foi desenvolvido pela Universidade Carnegie Mellon em conjunto com a General Motors e outras companhias.

Para percorrer o “caminho” sem causar estragos, o automóvel contou com uma combinação de radares, mapas eletrônicos e GPS. Eles fazem cálculos geométricos e utilizam algoritmos computadorizados para desviar de obstáculos. Basta determinar uma rota que o modelo segue sozinho. Ele pára quando o trafego estanca e desvia quando houver necessidade.

Urban Challenge Competition

A competição que define os melhores determina um percurso onde os carros têm de passar efetuando algumas missões. Um delas é visitar postos de controle indicados pela organização, além de ter de permanecer durante um tempo no local.

Outra tarefa é trafegar por meio de um trânsito simulado pela organização com semáforos, placas indicativas e pedestres. As penalidades variam de peso conforme as infrações ou colisões ocorridas.

Os competidores, ou melhor, a equipe responsável pelos protótipos pode interferir caso ocorra alguma pane. Porém, existe um número máximo de paradas e, a cada uma, pontos são retirados.

Além de rodarem no asfalto, os carros têm de enfrentar terrenos acidentados para provar que estão aptos a funcionar sozinhos em qualquer situação de piso.

Nas imagens há outros modelos, como um Land Rover, , um Volkswagen Passat Variant veja detalhes do carro robôe até um caminhão. Na galeria há ainda detalhes de alguns equipamentos dos carros trabalhando.

Resultado do Urban Challenge 2008

Primeiro lugar - Tartan Racing, Pittsburgh, Chevrolet
Segundo lugar - Stanford Racing Team, Stanford, Passat Red Bull
Terceiro lugar - Victor Tango, Blacksburg, Cadillac

Gosta de carros exclusivos

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esse segmento:

Gurgel

Lobini

Miura

Chevrolet Bel-Air

Leia também:

Passat Variant 2007

Nova família de motores da Ford menores e mais potentes

Ford Explorer America

No futuro, os automóveis serão como casulos para os idosos

Carros-conceito de Detroit

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors