Entender o cálculo da autonomia do carro faz com que você saiba quanto ele pode rodar na cidade sem precisar reabastecer novamente e isso significa economia, pois, dessa forma, você consegue administrar melhor quando vai ao posto de gasolina e quantas vezes vai durante a semana.
Por isso, quando você for comprar um automóvel, não basta apenas analisar itens como o design e o modelo. É importante verificar como é o consumo de combustível, especialmente se você é uma pessoa que dirige com frequência como taxistas que precisam encher o tanque toda semana.
Além disso, outro problema sério que pode acontecer quando você deixa o seu carro sem combustível é correr o risco de cometer uma infração média se ficar com ele parado na via. O custo da penalidade por pane seca - uma das multas que pouca gente conhece -, de acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), é de cerca de R$ 130 mais quatro pontos na CNH.
E para que você saiba como calcular a autonomia do carro, veja abaixo o conteúdo que preparamos!
O que é autonomia do carro?
A autonomia do carro tem seu cálculo feito pela central eletrônica do veículo com base no estilo de condução e outros componentes que demandam mais combustível. Por isso, como o próprio nome sugere, é quantos quilômetros o seu carro consegue rodar em pleno funcionamento.Quando você consegue descobrir essa informação, você economiza e garante dias a mais de uso. Sabe quando está muito quente e você acaba usando por mais tempo o ar-condicionado ou você acaba acelerando mais que o normal? Nesse caso, a autonomia do carro é ajustada automaticamente, de acordo com as características de condução e uso do automóvel.
Ou seja, não utilizar as marchas da forma correta, fazer muito uso do acelerador, efetuar frenagens bruscas sem necessidade, não desligar o motor quando está com o carro parado ou usar sempre o ar no modo mais frio e com ventilação máxima podem ser um dos motivos de você estar gastando além do necessário.
Alguns modelos de carro permitem com que o motorista tenha uma ajuda maior para guiá-lo de forma econômica e uma dessas formas é o indicador de troca de marchas, que serve para apresentar qual é o momento certo de aumentar ou reduzir a marcha e isso consequentemente diminui o gasto de combustível.
Veja outros pontos para prestar atenção:
- aceleração em excesso ao arrancar com o veículo;
- rodar com os pneus descalibrados;
- deixar o ar-condicionado no máximo;
- abastecer o carro com combustíveis de qualidade duvidosa ou então misturá-los;
- deixar o veículo desalinhado;
- carregar excesso de peso;
- colocar o câmbio em ponto morto e fazer "banguela";
- não levar o carro para fazer as devidas revisões nos prazos estipulados.
Como calcular a autonomia do carro?
A forma mais comum de identificar é encher o tanque, verificar no painel se está tudo certo e zerar o marcador de combustível ou anotar a quilometragem rodada, e assim voltar ao posto para completar com gasolina ou álcool. Dessa forma, você consegue analisar quantos quilômetros conseguiu rodar e fazer a média de consumo.Exemplo: se o seu carro rodar 300 km e ao completar o tanque aparecer 30 litros, a conta será: 300/20 = 10 km/l (média de km por litro de gasolina).
Conheça os padrões de autonomia no mundo
Veículos fabricados fora do país costumam ter padrões diferentes das médias de consumo, como litros a cada por 100 quilômetros rodados. Nesse caso, a conta feita para obter a média correta é dividir o valor da distância pelo combustível utilizado.Na Europa por exemplo, um automóvel que faz 8l/100 km faz, em média, 12,5 km/l. E nos Estados Unidos, as milhas por galão são uma forma de quantificar o gasto de gasolina. Esta medida refere-se à autonomia do carro em milhas rodadas (1 milha = 1.609 metros = 1,609 km), consumindo um galão de combustível líquido (1 galão americano = 3,785 litros).
É possível economizar
De qualquer forma, a direção consciente é o que mais influencia na média de consumo de gasolina ou álcool, porque está diretamente ligada ao esforço que o motor faz para atender aquele modo de condução do motorista. Por isso, dirija com tranquilidade e tenha uma direção responsável.
Portanto, seja qual forma média de autonomia que for informada em seu veículo, preste atenção em todos os detalhes que forem observados ao longo do uso. Afinal, pode parecer algo simples no começo, mas com certeza antecipar os problemas pode te ajudar na economia mês a mês.
E cuidado com o tanque na reserva. Mesmo que você tenha a indicação no painel de instrumentos da autonomia do carro e consiga estabelecer uma margem de segurança, procure um posto de combustível assim que a luz da reserva acender.
Lembre-se que nos nossos testes e no nosso Catálogo 0 km você tem os dados de consumo de todos os automóveis à venda no país. E se você precisa está de olho em carros seminovos e usados, confira no site da Webmotors todas as condições e o modelo que mais faz sentido para a sua necessidade.
Comentários