Você entra em uma concessionária Citroën com cerca de R$ 92 mil e uma missão: comprar um carro novo para a família. As duas opções que você encontra são o Basalt Feel manual e o C3 Feel manual.
É claro que, provavelmente, você irá se encantar pelo SUV-cupê e não pelo hatch compacto. Afinal, quase todo mundo só quer saber de utilitários esportivos.
Mas saiba que, além dos argumentos passionais, existem motivos racionais para sustentar a sua preferência pelo Basalt. Quer saber quais? Confira a seguir.
Na real, o Basalt sai por R$ 100.490, embora seja encontrado nas concessionárias com preços por volta de R$ 92 mil. Já o C3 até tem valor de tabela de R$ 91.600, mas pode ser comprado com descontos generosos. Ou seja: o Basalt ainda é um pouco mais caro.
Mas o pacote de benefícios compensa bastante essa diferença de preços. O SUV-cupê oferece mais espaço no banco traseiro, bancos mais confortáveis e um porta-malas também mais amplo. São 315 litros no C3 e 490 litros no Basalt.
A diferença não chega a ser gritante. Mas o Basalt tem uma lista de equipamentos mais completa que o C3 Feel, com itens como airbags laterais e um painel digital maior, mais completo e configurável.
Além desses itens, o Basalt tem de série rodas de liga leve de 16 polegadas, vidros, travas e retrovisores elétricos, ar-condicionado e multimídia com tela de 10 polegadas e espelhamento sem fio.
Ambos são equipados com o motor 1.0 Firefly de 75 cv de potência e câmbio manual de cinco marchas. Menor e mais leve, o C3 Feel é mais rápido e mais veloz que o Basalt.
Mas os números não contam tudo. Com uma relação de diferencial mais curta, o SUV-cupê é mais ágil em baixas velocidades que o hatch. E isso faz bastante diferença no trânsito urbano e até ao pegar uma estradinha de terra com subidas e descidas acentuadas.
Os dois carros têm números de consumo muito próximos. O C3 pode rodar até 14,5 km/ na estrada e com gasolina, enquanto o Basalt registra médias de até 14,3 km/l no mesmo ciclo e com o mesmo combustível.
Por outro lado, o Basalt é um carro mais barato de manter. Comparei o preço das cinco primeiras revisões do C3 e do Basalt e a conta foi favorável para o SUV-cupê: R$ 4.116 ante os R$ 4.972 do hatch. Valores públicos, divulgados no site do fabricante.
Ambos precisam passar por revisões periódicas a cada ano ou 10 mil quilômetros. E a garantia é de três anos.
Ok. Esse não é um argumento 100% racional. Mas também não é 100% passional. Visualmente, o Basalt chama mais atenção que o C3 mesmo nessa versão de entrada Feel, que não tem aquele ar de carro barato.
O mesmo acontece em relação ao acerto dinâmico do carro. O Basalt tem suspensão mais firme que a do C3. Mas que entrega uma sensação maior de robustez na rodagem. Combinada com a direção leve e direta, faz com que o SUV-cupê seja mais agradável ao volante.