Está aí a receita prontíssima para um belíssimo carrinho esportivo, certo? Um hatch compacto, com pouco mais de 1.100 quilos e motor que rende 130 cv de potência.
Mas já te adianto que não é bem assim. E essa é uma das razões que podem fazer você repensar a compra desse compacto turbinado da marca francesa. Ou será que não?
Citroën C3 You: 3 razões para comprar e 3 para passar
Razões para comprar
1. DesempenhoEquipado com o manjadíssimo - e acertadíssimo - conjunto motriz composto pelo motor 1.0 turbo de três cilindros e o câmbio automático continuamente variável (CVT), o Citroën C3 You tem fôlego de sobra.
O hatch acelera de zero a 100 km/h em 8,4 segundos e chega a 194 km/h de velocidade máxima. E ainda agrada bastante pela suavidade no funcionamento.
2. Versatilidade
Com 3,98 m de comprimento, o C3 funciona bem para um casal com filho pequeno. A cabine é razoavelmente ampla, mas quem dá show mesmo é o porta-malas, com 315 litros de capacidade.
E, justamente por ser um hatch altinho, o C3 You tem um vão livre para o solo de 18 cm. Maior que o de alguns SUVs do mercado brasileiro.
3. Pegada de SUV
Aliás, se você é daqueles que curte a pegada SUV em qualquer modelo, o C3 pode ser uma opção para você.
A posição de guiar é bem elevada, mesmo no acerto mais baixo. Aliás, até mesmo no banco traseiro se tem a impressão de ver o mundo de cima.
Razões para repensar
1. Não é um esportivoApesar do desempenho empolgante, o C3 You está bem distante de ser um hot hatch. Essa pegada SUV do modelo faz com que a direção elétrica seja muito leve e a suspensão tenha acerto macio.
Você vai sentir a carroceria oscilando para todos os lados sem fazer muito esforço. Uma opção melhor de guiar - e com o mesmo motor turbo - é o primo Peugeot 208 Allure (R$ 113.990).
2. É um carro de entrada
O motor forte impressiona. Mas é preciso estar com os pés no chão e ciente de que o C3 You é um típico carro de entrada, com acabamento simples e soluções econômicas.
Os bancos dianteiros, por exemplo, não são tão confortáveis, enquanto o quadro de instrumentos é diminuto e fica devendo um conta-giros. Uma opção mais caprichada - embora sem motor turbo - é o Fiat Pulse Drive CVT (R$ 111.990).
3. Itens de segurança
Se você é daqueles que se importam com o pacote de equipamentos de segurança, o C3 You pode te frustrar. O hatch da Citroën sai de fábrica apenas com os obrigatórios airbags frontais e freios ABS.
Uma opção é o Volkswagen Polo Sense (R$ 107.990), que também é turbo e, além dos itens obrigatórios por lei, tem airbags laterais, faróis de LED e frenagem automática pós colisão.
Vídeo relacionado
Veja também
- Teste: Citroën Basalt Shine é puro custo-benefício
- Basalt 1.0 manual: um teste de estrada
- C3 You! tira o sono de Kardian, Pulse e Kicks
Comentários