Caiu na rede é venda: um guia de bons negócios

Lojas de veículos apostam em anúncio on-line
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Adriana Bernardino
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- A internet revolucionou o comportamento do consumidor. Agora, antes de fechar um negócio, ele navega por mares de possibilidades na própria cidade, no Brasil ou em qualquer lugar do mundo, compara, interage, avalia e, só então, bate o martelo sobre a compra de determinado produto. Tudo isso, claro, movendo apenas o mouse.

Para acompanhar essa tendência mundial e se manterem competitivas, as revendas de automóveis aliaram-se às ferramentas digitais e já colhem os resultados de um investimento que, além de eficiente, tem baixo custo e pode atingir, em poucos segundos, dezenas de visitas.

Diferente do classificado impresso, o on-line oferece vantagens como maior oferta de veículos e de detalhes do produto a ser adquirido.

Nesse ambiente, há espaço para veículos novos, seminovos e usados, de todas as marcas, versões e modelos. Só no site WebMotors, único a ter ofertas de todo o Brasil, há mais de 160 mil carros anunciados, de Fusca a Ferrari, de Chevrolet a Porsche. “Vendi um Corsa 2001 porque fotografei o estepe sem uso, com cabelinho e tudo, e isso foi o diferencial para a venda”, diz Geraldo, revendedor da Princesa Veículos, apostando na valorização dos detalhes.

Segundo ele, depois de trocar vários e-mails, vendeu um Gol 1986 para um internauta de Dracena, interior de São Paulo. “O cliente falou que lá muita gente só compra carro pela WebMotors porque há mais ofertas”, diz o lojista, que enviou dezenas de fotos ao interessado antes de fechar o negócio.

Caindo na rede

Embora a maior parte dos veículos vendidos seja para compradores da mesma região da revenda, não há barreiras geográficas para a internet. A revenda Curitiba Multimarcas, antes mesmo de completar um mês de cadastro no site WebMotors, vendeu um BMW 325 1995, para um internauta brasileiro que mora na Inglaterra.

Já a revenda Country Automóveis, de Joinville, assim que anunciou seu estoque no site, fechou negócio com um internauta de São Paulo. Trocou um Mustang 1994, que estava na loja há mais de um ano, por um BMW Z3 1993.


Explorar os diferenciais da internet faz toda a diferença

Para se destacar nesse ambiente, entretanto, o anunciante deve aproveitar todos os recursos que o veículo oferece, já que a ausência física é compensada pelo máximo de informações, como exibição de fotos do carro e espaço ilimitado para texto.

A revenda Veículos Fácil é exemplo de boa utilização da ferramenta. Mais de 80% de seus anúncios tinham foto. Foram duas vendas em quatro dias e mais de 1,3 mil visitas aos seus veículos em pouco tempo, além de diversos cliques e e-mails.

Rapidez na resposta pode determinar venda

Se por um lado a internet possibilita um número maior de interesse de compra, por outro exige rapidez e comprometimento de quem está vendendo do outro lado da tela.

A facilidade de vendas e interação com o cliente fez o lojista Ribamar, de São Luis, Maranhão, considerá-la “a ferramenta do futuro”. Ele conseguiu efetivar a venda de um Santana 97/98 em um único dia de contato com o internauta.

Para o vice-presidente do site WebMotors, José Eduardo Ferreira, “o sucesso do classificado se deve ao fato de os internautas poderem encontrar, sem sair de casa, ofertas de novos, seminovos e usados, de todas as marcas e modelos, em qualquer canto do país. Essa facilidade atende a um novo perfil de consumidores. Com apenas um clique, num mesmo local, ele pode comparar preços, facilidades, avaliar o carro que se quer comprar ou vender e enviar propostas”, diz Ferreira.

Atualmente, a WebMotors recebe mais de cinco milhões de visitantes por mês e é líder em seu segmento, segundo estudo do Ibope Net Ratings.

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