Carro zero: alta de 22,3% nos últimos cinco anos

Preços subiram bem menos do que o índice da inflação
  1. Home
  2. Bolso
  3. Carro zero: alta de 22,3% nos últimos cinco anos
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A recente queda dos preços dos carros novos é consequência da crise made in USA. No ano passado os preços vinham subindo até setembro, mas a queda no último trimestre foi tão forte que o ano fechou com uma retração de 2,2%. Só no mês de dezembro houve uma queda histórica, de 4,2%, por conta da redução do IPI.

Graças a essa queda de dezembro, os preços dos carros novos subiram bem menos do que o índice da inflação nos últimos cinco anos. De janeiro de 2004 e dezembro de 2008 os carros novos tiveram um aumento real de 22,3%, enquanto o índice de preços ao consumidor ampliado, o IPCA, registrou aumento de 29,76%.

Em 2009, a queda nos três primeiros meses foi de 0,76%, a maior nos últimos anos nesse período.

Assustado com a crise, o consumidor ficou mais seletivo e por isso passou a ser bajulado pelas 40 marcas do mercado, com ofertas de oportunidade e descontos. Essa concorrência fez o preço cair.

Enquanto perdurar a redução do IPI prevista para acabar dia 30 de junho a situação do mercado não deve mudar, nem em relação às vendas - que devem continuar aquecidas - nem em relação aos preços, uma vez que as montadoras estão controlando os reajustes nas tabelas oficiais.
_____________________________________

Leia também:

As notícias mais importantes do mercado de automóveis

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors