Carros com auxílio ao motorista por até R$ 100 mil

Veja quatro modelos mais "em conta" que oferecem frenagem autônoma, sensor de ponto cego e/ou monitoramento de faixa

  1. Home
  2. Seu bolso
  3. Carros com auxílio ao motorista por até R$ 100 mil
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Hoje em dia é um tal de equipamento de auxílio ao motorista nos carros. São itens mais recentes que ajudam o condutor a ter atenção e evitar acidentes. Alguns deles, inclusive, já são classificados como dispositivos semi-autônomos.

Separamos alguns carros com auxílio ao motorista abaixo dos R$ 100 mil, mas destacamos apenas equipamentos mais recentes (câmara de ré, sensor de faróis ou Park Assist não entraram). Consideramos apenas os modelos dentro desta faixa de preços que tenham, ao menos, um dos seguintes itens:

    • Comprar carros
    • Comprar motos
    Ver ofertas

  • frenagem automática de emergência
  • sensor de ponto cego
  • monitoramento de faixa
  • Hyundai HB20/HB20S

    Hyundai Hb20x Diamond4079
    Linha HB20 tem frenagem de emergência só nas opções Diamond
    Crédito: Ricardo Rollo/WM1
    toggle button

    A nova geração do hatch compacto da marca sul-coreana é um dos poucos carros abaixo de R$ 100 mil que oferece sistema de alerta de colisão e frenagem autônoma de emergência. Ou seja, alerta ao motorista sobre o risco de batida e aciona o freio automaticamente caso não perceba reação do condutor. Esse item surge de série a partir da versão Diamond: R$ 76.990 (hatch) e R$ 81.990 (sedã).

    O HB20 Diamond também oferece alerta de mudança de faixa. Porém, o sistema que emite aviso caso perceba que o carro está invadindo outra pista sem a seta acionada também está disponível de série a partir da versão Evolution com o pacote Pack e motor turbo, que custa R$ 73.990 na configuração hatch, e R$ 78.990, na variante sedã.

    Peugeot 208

    Peugeot 208 Griffe 1.6 AT
    Peugeot 208 Griffe 1.6 é a única versão da nova geração do compacto com os equipamentos
    Crédito: Fernando Miragaya/WM1
    toggle button

    A nova geração do 208 chegou cheia de estilo e também com boa tecnologia embarcada. O pacote semiautônomo do hatch compacto é um dos mais completos. Traz alerta de mudança involuntária de faixa e o alerta de colisão com frenagem emergencial, que pode parar o veículo completamente até 80 km/h (caso detecte algum carro) ou 60 km/h (pedestres).

    Porém, esses dispositivos de segurança só estão disponíveis na versão topo de linha. O 208 Griffe é o mais caro, com preço de R$ 95.990.

    Renault Duster

    Novo Renault Duster 9112
    Renault Duster Iconic oferece sensor de ponto cego
    Crédito: Ricardo Rollo/WM1
    toggle button

    Só a versão topo de linha do utilitário esportivo oferece um item de auxílio ao motorista destes mais modernos. O Duster Iconic, que custa R$ 99.290, é equipado com sensor de ponto cego, que emite alerta visual ao detectar outros veículos fora do campo de visão do motorista.

    Chevrolet Onix/Onix Plus

    Chevrolet Onix vermelho em movimento na estrada com sol baixo atrás de uma plantação de eucalliptos
    Onix recebe itens apenas como opcionais e só na topo de linha Premier
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    O carro mais vendido no país entra na lista, mas é bom ressaltar que o alerta de ponto cego só é oferecido como opcional. E isso para as versões topo de linha Premier do hatch (R$ 78.890) e do sedã (R$ 82.890) compactos.

    O item é vendido em um pacote chamado R7M com ar-condicionado automático, bancos com revestimento premium, carregador de celular sem fio,  Easy Park (sistema de estacionamento

    automático), entre outros, e custa R$ 3.200 adicionais.