Hoje em dia é um tal de equipamento de auxílio ao motorista nos carros. São itens mais recentes que ajudam o condutor a ter atenção e evitar acidentes. Alguns deles, inclusive, já são classificados como dispositivos semi-autônomos.
Separamos alguns carros com auxílio ao motorista abaixo dos R$ 100 mil, mas destacamos apenas equipamentos mais recentes (câmara de ré, sensor de faróis ou Park Assist não entraram). Consideramos apenas os modelos dentro desta faixa de preços que tenham, ao menos, um dos seguintes itens:
A nova geração do hatch compacto da marca sul-coreana é um dos poucos carros abaixo de R$ 100 mil que oferece sistema de alerta de colisão e frenagem autônoma de emergência. Ou seja, alerta ao motorista sobre o risco de batida e aciona o freio automaticamente caso não perceba reação do condutor. Esse item surge de série a partir da versão Diamond: R$ 76.990 (hatch) e R$ 81.990 (sedã).
O HB20 Diamond também oferece alerta de mudança de faixa. Porém, o sistema que emite aviso caso perceba que o carro está invadindo outra pista sem a seta acionada também está disponível de série a partir da versão Evolution com o pacote Pack e motor turbo, que custa R$ 73.990 na configuração hatch, e R$ 78.990, na variante sedã.
A nova geração do 208 chegou cheia de estilo e também com boa tecnologia embarcada. O pacote semiautônomo do hatch compacto é um dos mais completos. Traz alerta de mudança involuntária de faixa e o alerta de colisão com frenagem emergencial, que pode parar o veículo completamente até 80 km/h (caso detecte algum carro) ou 60 km/h (pedestres).
Porém, esses dispositivos de segurança só estão disponíveis na versão topo de linha. O 208 Griffe é o mais caro, com preço de R$ 95.990.
Só a versão topo de linha do utilitário esportivo oferece um item de auxílio ao motorista destes mais modernos. O Duster Iconic, que custa R$ 99.290, é equipado com sensor de ponto cego, que emite alerta visual ao detectar outros veículos fora do campo de visão do motorista.
O carro mais vendido no país entra na lista, mas é bom ressaltar que o alerta de ponto cego só é oferecido como opcional. E isso para as versões topo de linha Premier do hatch (R$ 78.890) e do sedã (R$ 82.890) compactos.
O item é vendido em um pacote chamado R7M com ar-condicionado automático, bancos com revestimento premium, carregador de celular sem fio, Easy Park (sistema de estacionamento
automático), entre outros, e custa R$ 3.200 adicionais.