Se você tem uma família com dois filhos pequenos, você deve considerar a Fiat Idea. Com tamanho de hatch compacto, mas espaço interno e porta-malas (380 litros) relativamente amplos, a minivan da marca italiana pode ser uma boa pedida.
Ainda mais se for uma Idea HLX 1.8, que fica dentro dessa faixa dos carros de R$ 30 mil e é bem completo, com itens como rodas de liga leve, ar-condicionado, vidros e travas elétricas e direção hidráulica. Já o motor é o robusto e fácil de manter 1.8 flex "Família 1" da General Motors, que desenvolvia 114 cv de potência.
A Chevrolet Meriva segue quase a mesma linha da Idea. É uma minivan compacta por fora, mas que oferece até mais espaço interno e porta-malas maior (390 litros) que o modelo da Fiat. Também é uma opção interessante para quem vai levar com frequência as crianças no banco traseiro. Tem até mesinha tipo as de avião...
Não se assuste com os carros equipados com o motor 1.4. O propulsor, de 105 cv de potência, também agrada pelo bom desempenho e bebe menos que o 1.8 do topo de linha. Só corra dos exemplares com o câmbio automatizado Easytronic. Exceto se você realmente fizer - muita - questão de um automóvel sem pedal de embreagem.
Não se engane pelas dimensões (bem) compactas do Honda Fit de primeira geração. Apesar dos 3,83 m de comprimento e da gama de motores (1.4 de 80 cv e 1.5 de 105 cv) que pedem passeios sem muita pressa, o modelo da marca japonesa pode ser um bom carro familiar, principalmente para quem tem filhos pequenos.
O porta-malas, por exemplo, tem capacidade de bons 353 litros. Mas o grande trunfo do Fit é o sistema de bancos flexíveis, que permite transformar quase toda cabine de passageiros em um espaço para cargas. Afinal, nunca se sabe quando você vai encontrar aquela TV de tela grande em promoção...
Infelizmente, as peruas desapareceram do mercado brasileiro. Especialmente as mais acessíveis, como é o caso da Fiat Palio Weekend. A versão perua do hatch fez muito sucesso no mercado brasileiro, e na Webmotors há anúncios de uma série de unidades em excelente estado de conservação por menos de R$ 30 mil.
Uma opção bem legal é a configuração Adventure, que tem um visual mais aventureiro - com muitos apliques plásticos, pneu de uso misto e equipamentos no interior que remetem a uma vida off-road, como inclinômetro. Vale destacar que essa versão sempre é equipada com motor 1.8, e a transmissão pode ser manual ou automatizada.
Tem uma grande família? Então o seu carro pode ser uma Chevrolet Zafira. Outro modelo dos anos 2000 que deixou muita gente com saudade, ao combinar o refinamento de um carro médio com a possibilidade de levar até sete pessoas.
Na faixa de até R$ 30 mil, é possível achar até carros da versão topo de linha Elite, com itens como airbag duplo, freios ABS, rádio de fábrica e até ar-condicionado digital. Já a gama de motores é composta pelo 2.0 "Família 2" (8V ou 16V), que entrega bom desempenho e consumo nem tanto.



Email enviado com sucesso!