Carros mais vendidos: o top 5 de 2003 e 2013

Veja quais os modelos de automóveis que já encabeçaram a preferência do público brasileiro nas décadas passadas

  1. Home
  2. Seu bolso
  3. Carros mais vendidos: o top 5 de 2003 e 2013
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Quais foram os carros mais vendidos do Brasil em 2003? E em 2013? O mercado automotivo brasileiro mudou muito nos últimos anos. Chegaram novas tecnologias de segurança e comodidade, além da invasão dos veículos elétricos e híbridos.

O que não mudou tanto assim foi a preferência dos brasileiros pelos carros compactos. Que o digam a Fiat Strada e o Volkswagen Polo, que fecharam 2023 como os automóveis mais vendidos do Brasil.

Ficou curioso para saber mais sobre os carros mais vendidos do passado? Então confira a seguir como era o mercado em 2003 e 2013. Os números são da Fenabrave.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Os carros mais vendidos em 2003:

O Brasil fechou 2003 com 1.344.722 carros de passeio e comerciais leves emplacados. O Ford EcoSport foi lançado naquele ano, mas os SUVs ainda eram, em sua maioria, modelos importados e de luxo. Isso explica a participação de 49,07% dos hatches compactos de entrada no total de vendas daquele ano. Confira a seguir o top 5.

Ford Fiesta 93
A quinta geração do Ford Fiesta ainda era uma novidade no mercado brasileiro
Crédito: Divulgação
toggle button

5. Ford Fiesta

O hatch compacto Fiesta somou 70.074 unidades emplacadas no período. Além do carro de quinta geração feito na fábrica de Camaçari (BA) e lançado no ano anterior no mercado brasileiro, a Ford ainda vendia por aqui o carro de quarta geração, produzido em São Bernardo do Campo (SP).

Era o Fiesta Street, uma variação despojada do hatch compacto equipada com o motor 1.0 Rocam - e feita para brigar com outros modelos de entrada.

O Fiat Uno de primeira geração já era um veterano, mas ainda vendia bem
Crédito: Reprodução/Webmotors
toggle button

4. Fiat Uno

Aqui estamos falando do "quadrado" original. O Fiat Uno de primeira geração já era considerado um veterano no mercado brasileiro. Mas mesmo com o lançamento do substituto Palio alguns anos antes, seguia firme e forte no mercado brasileiro, produzido apenas na versão popular Mille.

Ainda sem a polêmica reestilização de meados dos anos 2000, o Mille já estava equipado, em 2003, com o motor 1.0 Fire, que calibrado apenas para gasolina e equipado com injeção multiponto - desenvolvia 55 cv. Somou 96.466 emplacamentos naquele ano.

O despojado Chevrolet Celta se destacava por ser mais moderno que os outros populares
Crédito: Divulgação
toggle button

3. Chevrolet Celta

Lançado em 2000, o Chevrolet Celta era um carro bastante despojado mesmo para os padrões da época. Mas destoava dos concorrentes populares pela carroceria de linhas mais atuais e pela ainda atual plataforma do Corsa "B".

Em 2003, o Celta era comercializada em variações de três ou cinco portas, com o motor 1.0 de 70 cv ou o 1.4 com 85 cv, exclusividade da versão mais potente Super (mas igualmente despojada). Somou 114.690 emplacamentos.

O Fiat Palio original já havia passado pela sua primeira reestilização em 2003
Crédito: Reprodução
toggle button

2. Fiat Palio

O Fiat Palio já havia passado por sua primeira reestilização. Diferentemente de anos posteriores, a versão de entrada Fire ainda tinha o mesmo visual exterior das configurações mais caras. Apesar disso, o painel permaneceu o mesmo do carro de 1996.

Outra novidade da linha Palio em 2003 era o motor 1.8 8V Família 1, da GM. Era o mesmo propulsor do concorrente Chevrolet Corsa, e que era fornecido para a marca italiana por conta de uma parceria tecnológica. Somou 118.756 unidades.

Líder entre os carros mais vendidos em 2003, o Gol "G3" é considerado até hoje uma das melhores gerações do modelo
Crédito: Divulgação
toggle button

1. Volkswagen Gol

O mais popular dos carros mais vendidos em 2003, o Volkswagen Gol ainda era produzido em sua geração conhecida como "G3". Até hoje, é uma das mais amadas pelos fãs da marca, por trazer para o compacto detalhes vistos, na época, apenas nos importados da marca.

Mas quem queria um Gol realmente popular optava pela versão Special, que ainda tinha o visual do antigo Gol "G2" e a carroceria com apenas duas portas. Em 2003, somou 180.073 emplacamentos.

Os carros mais vendidos em 2013:

O ano de 2013 foi um dos melhores da história da indústria automobilística brasileira. Foram 3.575.894 automóveis de passeio e comerciais leves emplacados. Só para se ter uma ideia, um carro ultrapassou a marca de 200 mil emplacamentos no ano, enquanto outros nove automóveis ultrapassaram a marca das 100 mil unidades. Confira a seguir o top 5.

Em 2013, o Fox foi o primeiro Volkswagen brasileiro equipado com o motor 1.0 de três cilindros
Crédito: Divulgação
toggle button

5. Volkswagen Fox

Compacto por fora e com bom espaço interno, o Fox era uma opção para quem queria um compacto mais espaçoso que o Gol, mas sem precisar partir para o Polo.

Em 2013, a gama do Fox era bem extensa. Tinha motores 1.0 ou 1.6, e câmbio manual ou o automatizado I-Motion. Isso sem contar a variação aventureira CrossFox ou o Fox Bluemotion 1.0, lançado naquele ano e que foi o primeiro Volkswagen brasileiro equipado com o motor de três cilindros EA-211. No total, somou 129.925 emplacamentos.

Em 2013, o Ford Fiesta de sexta geração passou a ser produzido no Brasil
Crédito: Divulgação
toggle button

4. Ford Fiesta

Foi em 2013 que a Ford começou a produzir no Brasil a sexta geração do Fiesta. Era um compacto premium bem sofisticado para a época, com motores 1.5 e 1.6 16V... e o famigerado câmbio automatizado Powershift.

Mas o grosso das vendas ainda era do Fiesta de quinta geração, que permanecia como o produto da marca do oval para brigar contra modelos como o Gol e o Palio. Em 2003, o Fiesta somou 136.710 emplacamentos.

O Palio de segunda geração era vendido junto com o pioneiro
Crédito: Divulgação
toggle button

3. Fiat Palio

O Fiat Palio estava em sua segunda geração, quando ganhou uma carroceria de linhas arredondadas e que misturava referências de vários modelos contemporâneos da marca italiana.

Assim como acontecia com o Fiesta, no Palio o grosso das vendas era da versão popular Fire, que preservava o visual da segunda reestilização do modelo, mas combinado com o painel do carro lançado em 2001. Somou 171.861 unidades emplacadas.

A partir de 2013, o Fiat Uno de segunda geração deixou de conviver com o modelo pioneiro
Crédito: Webmotors
toggle button

2. Fiat Uno

O ano de 2013 marcou a despedida do Fiat Uno original, que se despediu do mercado brasileiro por conta da obrigatoriedade dos airbags e dos freios ABS, que entrou em vigor em 2014.

Mas a segunda geração do modelo, de 2010, também não fazia feio no mercado e manteve o hatch compacto por mais alguns anos entre os carros mais vendidos do Brasil. Em 2003, somou 184.360 unidades.

O Volkswagen Gol ainda era o líder de popularidade no mercado brasileiro
Crédito: Divulgação
toggle button

1. Volkswagen Gol

O Volkswagen Gol ainda era o rei do mercado brasileiro. O ainda atual Gol "G5" havia passado por uma leve reestilização no ano anterior e podia ser equipado com os motores 1.0 e 1.6 da família EA-111. Outra opção, exclusiva do propulsor maior, era o câmbio automatizado I-Motion.

Já a opção popular da linha era o Gol "G4". Um carro despojado e equipado com o motor 1.0 EA-111. E que também saiu de cena naquele ano por conta das novas regras de segurança dos automóveis vendidos no Brasil. Somou 255.049 emplacamentos.

Comentários