Aposto que em todo começo de ano, muita gente que conseguiu guardar parte do 13º salário pensa em comprar ou trocar o carro que está na garagem. Pois nesta reportagem pensamos exatamente em quem almeja fazer negócio. E de um jeito leve e bem doce, com carros que não pagam IPVA em São Paulo, por terem mais de 20 anos de fabricação.
Para nossa seleção, escolhemos ofertas na Webmotors que nos pareceram interessantes. Filtramos a busca por modelos compactos e que venderam (ou vendem) bem no Brasil, justamente para que não tenha manutenção e seguro tão caros. Mas vale lembrar que você pode viajar à vontade em nossa página de anúncios e se aprofundar para encontrar veículos mais raros.
A partir deste ano começa a ser mais comum encontrar unidades do Volkswagen Gol G3 com isenção de IPVA. Nossa escolha para a seleção foi esta unidade que encontramos em Itapira (SP), que tem só 106 mil quilômetros rodados (média de 4,8 mil km/ano). De acordo com a oferta, o compacto só teve um dono, está novo e tem laudo cautelar completo.
Tem mais: a página ainda diz que o Golzinho tem pintura vitrificada, que o estepe jamais saiu do lugar e que o carro nunca bateu - e que por isso ele não tem detalhes. Nas palavras do dono, é um veículo para colecionadores. Fique atento e leve um especialista para avaliar o modelo. O preço? R$ 17 mil redondos - mas esteja ligado, pois a Fipe do Gol 2000 nessa versão é de R$ 10.364.
Outro compacto bom para rodar na cidade é o Chevrolet Celta. Nós encontramos uma unidade do carro em Pomerode (SC) por R$ 14.500. Aparentemente inteiro, o modelo em questão está com 206 mil quilômetros rodados no painel e ligeiramente mais caro que o valor da tabela Fipe (R$ 13.252).
Por conta disso, vale pedir um choro para o anunciante ou à loja revendedora. O Celtinha costumava ser equipado com motor 1.0 e câmbio manual de cinco marchas, o que fazia dele um veículo extremamente econômico, mas algumas versões levavam o motor 1.4 de outros modelos da GM.
Outro compacto que vendia muito no começo dos anos 2000 era o Fiat Palio, que já havia passado por uma reestilização no início do século. Esse modelo fabricado em 2001 é mais um para a nossa lista de carros isentos de IPVA. Encontramos uma unidade aparentemente inteirinha em São Paulo (SP), com 180 mil quilômetros rodados, por R$ 15 mil.
Àquela época não existia carro flex (o Gol lançou essa tecnologia só em 2003), portanto o Palio em questão é 1.0 e bebe só gasolina. Vem com rádio, CD-Player, desembaçador traseiro, limpador traseiro e até com DVD-Player - confira nas fotos do classificado. Vale chorar um desconto.
Depois de VW, Chevrolet e Fiat não podia faltar um Ford, né? Escolhermos um Fiesta "gatinho" - a 1ª reestilização do Fiestinha "chorão" - para o quarto lugar dessa lista. O modelo está em Ituporanga (SC) e o preço praticamente bate com o da Fipe (a loja cobra R$ 10.900 e o da tabela é de R$ 11.309).
O Fiesta 2001 em questão já era feito no Brasil e está com 145 mil quilômetros rodados - pouco se comparado à média nacional do brasileiro, de cerca de 15 mil km/ano. O carro é prata e, pelas fotos, parece redondinho para pegar e sair por aí no rolê.
Chega de compactos na nossa lista de carros que não pagam IPVA. Agora vamos elevar o nível e falar da oferta de um Honda Civic 2001 que está à venda na Webmotors por R$ 20 mil. O carro está em Jales (SP), tem câmbio manual e, de acordo com a oferta, 264 mil quilômetros rodados. Tem airbag, alarme, ar-condicionado, freio ABS, retrovisores elétricos, vidros e travas elétricas direção hidráulica e até volante com regulagem de altura.
Nessa oferta você, interessado, também pode solicitar uma videochamada para ver o carro, dar um modelo mais caro e receber o Civic com a diferença em dinheiro (que aqui na WM nós chamamos de Troca+Troco) e ainda receber o veículo em casa. O modelo tem motor 1.6 de 16V e pintura na cor preta!