O Chevrolet Equinox de quarta geração acaba de estrear no mercado brasileiro. O utilitário da marca da gravata chega em duas versões - Activ e RS -, ambas com o mesmo preço de R$ 267 mil.
Modelo de porte médio, o Equinox está disponível em nosso mercado apenas com uma opção de conjunto mecânico: motor 1.5 turbo a gasolina, com 177 cv de potência, câmbio automático de oito marchas e tração integral.
Mas quais são e o que oferecem os concorrentes diretos do SUV importado do México? Confira, compare e faça a sua escolha.
O BYD Song Plus sai por R$ 239.800. Ou seja, custa quase R$ 30 mil a menos que o Equinox. Mas tem porte bem semelhante (4,71 m de comprimento) e um conjunto motriz híbrido plug-in de 235 cv de potência.
Esse conjunto mecânico faz o SUV chinês acelerar de zero a 100 km/h em 8,5 segundos e rodar até 68 quilômetros no modo 100% elétrico. E a lista de equipamentos? É menos recheada que a do Equinox, mas não muito. Estão lá itens como ar-condicionado de duas zonas e bancos dianteiros climatizados.
O GWM Haval H6 PHEV19 também é um SUV médio híbrido plug-in. Sai por R$ 241 mil e oferece um pacote mecânico bem atraente, com um conjunto motriz com 326 cv de potência combinada e autonomia 100% elétrica de 74 quilômetros.
A lista de equipamentos é um pouco mais enxuta que a do Equinox. Mesmo assim, o Haval H6 é bem completo e tem itens como teto solar panorâmico, controlador adaptativo de velocidade, ar-condicionado de duas zonas e bancos dianteiros climatizados e com ajustes elétricos.
O Ford Bronco Sport sai por R$ 260 mil e também é um SUV médio. Porém, muito diferente do Equinox. É bem menor (4,39 m de comprimento) e tem uma pegada ainda mais aventureira que a do modelo da Chevrolet.
É equipado com um motor 2.0 turbo de 240 cv de potência e tem câmbio automático de oito marchas e tração 4x4. De série, tem ar-condicionado de duas zonas, faróis de LED com acionamento automático, controlador adaptativo de velocidade, nove airbags e bancos dianteiros elétricos.
O Jeep Commander Overland T270 sai por R$ 269.990 e é a versão de topo com o motor 1.3 turbo de 185 cv de potência, câmbio de seis marchas e tração dianteira.
Com porte maior que o do Equinox, tem a vantagem de levar até sete pessoas. Embora menos equipado que o SUV da Chevrolet, sai da fábrica de Goiana (PE) com uma boa lista de equipamentos, que inclui pacote ADAS, sete airbags, ar-condicionado de duas zonas e banco do motorista com ajuste elétrico.
O visual arrojado do Kia Sportage faz com que o SUV médio da marca sul-coreana seja o carro mais conceitualmente próximo do Equinox nessa lista. Custa mais caro (R$ 274.990), mas tem dimensões bem menores (4,52 m de comprimento).
Híbrido-leve de 48 Volts, é equipado com um motor 1.6 turbo de 180 cv de potência e tem câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem. De série, tem bancos dianteiros aquecidos e com ajustes elétricos, ar-condicionado de duas zonas e pacote ADAS.