Um assunto que está em alta nas últimas semanas é o do novo carro popular. São modelos espartanos e depenados de itens tecnológicos e de conforto para custarem até R$ 60 mil.
Mas antes de pensarmos em novos modelos, nós aqui do WM1 decidimos fazer um exercício de imaginação: e se os fabricantes decidissem ressuscitar carros fora de linha para brigar nessa nova faixa de público?
Parece algo difícil de acontecer, mas não é nada impossível. Até porque alguns dos modelos a seguir seguem disponíveis em outros mercados. Confira a seleção e veja se você concorda com os nossos argumentos.
Variação basicona do Chevrolet Onix de primeira geração, o hatch Joy acabou descontinuado com a chegada ao mercado da segunda geração do compacto. Mas seria uma opção honestíssima para um carro popular.
O Chevrolet Joy oferece bom espaço interno para um compacto e ainda é um carro bom de guiar. O motor 1.0 de quatro cilindros se sai melhor no uso urbano do que na estrada, mas tem baixo custo de manutenção.
Após o fim das vendas no Brasil, o Joy seguiu algum tempo em produção para exportação. Mas desde 2022 é feito apenas na Colômbia, onde é o carro popular da Chevrolet por lá.
Fora do mercado brasileiro desde 2021, o Toyota Etios segue vivo e em produção na fábrica de Sorocaba (SP) - mas apenas para exportação.
Nascido como um carro simples e quase sem frescuras, o Etios foi ganhando um pouco mais de sofisticação com o tempo. Mas nunca esqueceu suas raízes.
Apesar de não ser exatamente bonito, tinha um conjunto mecânico bem afinado e um bom espaço interno, mesmo na versão hatch. Daria um belíssimo carro popular.
A Volkswagen fez uma troca justa substituindo o antigo Gol pelo novo Polo Track. Mas basta olhar para o mercado de usados para ver que o hatch veterano ainda poderia agradar muita gente.
O Gol atenderia bem aos que não querem ou não precisam de um carro avançado tecnologicamente, mas que precisam de uma máquina confiável e robusta.
Um ponto positivo do modelo é o motor 1.0 de três cilindros usado nos últimos anos do Gol. Um projeto que ainda é bastante avançado e segue em uso inclusive no sucessor Polo Track.
Fora de linha desde 2021, o Fiat Uno é um daqueles carros que saíram de cena cedo demais, já que ainda teria muito a oferecer como um novo carro popular.
Na comparação com o Mobi - hoje o carro mais acessível da Fiat - o Uno era mais versátil, oferecendo espaço interno superior e até um motor 1.0 mais avançado que o disponível no subcompacto mais atual.
Com certeza, o Fiat Uno daria um ótimo carro de trabalho. Motoristas de aplicativo e técnicos de telefonia certamente vão concordar comigo.
Diminuto, o subcompacto Chery QQ brigava na mesma faixa de tamanho do Fiat Mobi e do Renault Kwid.
Um dos primeiros carros nacionalizados pela marca chinesa no Brasil, o QQ se despediu do mercado brasileiro no fim de 2019, quando a Caoa Chery passou a concentrar seus esforços em produtos de faixas superiores.
Atenderia bem justamente àquele público em busca de mobilidade básica. Ainda que, em certa medida, abrindo mão do espaço.
Quer saber mais informações sobre o carro que deseja comprar? Clique aqui e acesse o Catálogo da Webmotors.