Nacional ou importado? Elétrico, híbrido ou a combustão? O mercado brasileiro de carros zero-quilômetro tem opções de automóveis para todos os bolsos e gostos. Inclusive, é difícil ver um modelo que esteja sozinho em sua categoria. Mesmo assim, alguns modelos ignoram completamente a existência de concorrentes.
E aqui não estamos falando das características desses automóveis - se eles são bons ou nem tanto -, mas dos números de venda. É como diz o ditado: contra números não há argumentos.
Confira a seguir cinco carros que vendem muito bem e ignoram a existência dos rivais. Qual seria a explicação para o domínio de cada um deles?
Muita gente (incluindo eu) achou que o domínio da minivan da Chevrolet estava ameaçado com o lançamento do C3 Aircross. Afinal, além do projeto mais atual, o SUV da Citroën tem motor turbo e é o único concorrente direto da Spin no mercado.
Mas a Spin somou 2.312 emplacamentos no primeiro trimestre. Isso mesmo antes de a Chevrolet lançar a atualizada linha 2025. Já o C3 Aircross registrou 933 licenciamentos no mesmo período.
Há anos que a Fiat Strada domina não só o segmento de picapes, mas também é o automóvel mais vendido do mercado brasileiro. Só no primeiro trimestre deste ano, foram 26.577 emplacamentos.
A Volkswagen até atualizou a veterana Saveiro em meados do ano passado. Mas a picape leve da marca alemã somou "apenas" 12.364 emplacamentos nos primeiros três meses de 2024. Ou seja: não foi capaz de abalar domínio da concorrente.
Quem inaugurou o segmento das picapes intermediárias monobloco - aquelas entre as compactas e as médias - foi a Renault Oroch. Mas quem levou a fama foi a Fiat Toro, que hoje domina essa categoria com folga.
A Toro emplacou 10.219 unidades no primeiro trimestre. Volume maior que o das concorrentes Chevrolet Montana (5.815) e a própria Oroch (3.136) somadas.
O Toyota Corolla é o único sedã médio feito atualmente no Brasil. Mas é, de longe, o modelo mais vendido do segmento. Só no primeiro trimestre, o três volumes somou 7.809 emplacamentos.
Um volume para lá de considerável. Só para se ter uma ideia, o único concorrente direto do Corolla no mercado brasileiro, o mexicano Nissan Sentra, somou 1.162 unidades no mesmo período.
A Toyota Hilux não tem compradores, mas fãs. Só isso explica como a picape média da marca japonesa está firme como líder do seu segmento mesmo com concorrentes fortes.
No primeiro trimestre, a Hilux emplacou 10.211 unidades, enquanto a Chevrolet S10 somou 5.379 emplacamentos e a Ford Ranger (que ganhou nova geração no ano passado) registrou 5.053 entregas.
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