Cinco sedãs médios completos por até R$ 60 mil

Nada de subcompactos com motor 1.0: mercado de usados oferece modelos espaçosos e com motorização parruda por bem menos

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Lucas Cardoso
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O segmento dos SUVs domina o nosso mercado atualmente, mas já houve uma época, e nem faz tanto tempo assim, que os sedãs eram os modelos mais desejados pela maioria dos motoristas. Hoje, é até difícil encontrar alternativas de três volumes zero-quilômetro, especialmente entre os modelos de porte médio das marcas de volume.

Mas os sedãs não morreram, principalmente no mercado de usados - onde continuam sendo uma ótima opção de custo/benefício. E, claro, onde há uma variedade grande de opções, com preços até R$ 60 mil. Vale lembrar que, no cenário atual, esse valor não é suficiente nem para comprar os subcompactos novos de entrada: Renault Kwid, de R$ 72.640, e Fiat Mobi, de R$ 72.990 (preços de tabela, sem promoções).

Ao contrário desses modelos, os sedãs médios esbanjam espaço interno e têm bons porta-malas sendo ótima pedida para as famílias grandes. Além disso, a maioria dos representantes do segmento oferece conforto e bom desempenho.

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Se você busca um carro com essas características, fizemos uma lista com cinco sedãs espaçosos possíveis de se levar para a garagem com até R$ 60 mil.

Civic 2012 F2
O cobiçado Honda Civic 2012 tinha versões com motor 1.8 e 2.0, ambos aspirados
Crédito: Divulgação
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Honda Civic

O Civic é um dos modelos médios mais populares e desejados no Brasil. Conhecido pela boa dinâmica ao volante, pelo desempenho e pelo bom acabamento interno, o Honda é uma das alternativas nessa faixa de preço.

Em sua 9ª geração, que foi lançada em 2012, o modelo pode ser encontrado por até R$ 60 mil em versões com motores 1.8, de 140 cv, ou 2.0, de 155 cv, ambos flex. O câmbio casado com os motores pode ser manual de cinco ou seis marchas, ou automático de cinco marchas.

O Toyota Corolla de 10ª geração tinha 2,60 m de entre-eixos e 470 litros de porta-malas
Crédito: Divulgação
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Toyota Corolla

Eterno líder entre os sedãs médios, o Toyota Corolla é sinônimo de boa reputação. Diante disso e das suas qualidades, seria difícil não indicarmos o três volumes japonês como uma boa alternativa para quem busca um modelo espaçoso.

Por R$ 60 mil, é possível encontrar unidades em ótimas condições da 10ª geração do sedã,  que foi vendida até 2013. Nesses modelos, a motorização era aspirada de 1.8 ou 2.0 litros, com 144 cv ou 153 cv de potência, respectivamente. Nos dois casos, a transmissão pode ser automática de quatro marchas ou manual de seis marchas.

Nessa geração, o Corolla tinha 4,54 metros de comprimento, 2,60 metros de entre-eixos e 470 litros de capacidade de porta-malas.

Bem visto no mercado de usados, o Jetta é boa pedida para quem quer espaço e potência
Crédito: Divulgação
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Volkswagen Jetta

Depois de dois representantes japoneses, um dos sedãs médios mais procurados e populares é o Volkswagen Jetta. O modelo é outra opção interessante para quem busca um três volumes com preço abaixo dos R$ 60 mil, mas ainda com qualidades como espaço interno bacana, boa lista de equipamentos e motorização potente.

Nessa faixa de preço, encontramos unidades ano 2016 no estoque da Webmotors. A linha ainda é da geração antiga do sedã, mas mantém um visual bem atual. O modelo tem 2,65 metros de entre-eixos e porta-malas de 510 litros.

Os motores também são um ponto forte do três volumes da Volkswagen. Estamos falando do 2.0 TSI, de 211 cv, casado com o câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas, ou o 1.4 TSI, de 150 cv, com transmissão automática Tiptronic, de seis marchas. Os dois conjuntos são movidos apenas a gasolina.

Já em sua primeira geração o Chevrolet Cruze era bem equipado
Crédito: Divulgação
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Chevrolet Cruze

Já em sua primeira geração, lançada por aqui em 2011, o Chevrolet Cruze oferecia um bom custo-benefício para quem buscava um carro confortável, bem equipado e com mecânica confiável.

Na faixa dos R$ 60 mil, é possível encontrar modelos da linha 2016 com motor 1.8 aspirado flex de 144 cv e transmissão automática de seis marchas. Uma das configurações disponíveis é a LTZ, que tem seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e piloto automático com limitador.

O modelo ainda tem bancos de couro, central multimídia, volante multifuncional, chave presencial com partida por botão e sistema OnStar de suporte da Chevrolet. Completo até se pensarmos nos modelos atuais. Em dimensões, o modelo surpreende pelo bom entre-eixos de 2,68 metros e pelo porta-malas de 450 litros.

Na linha 2016, o Nissan Sentra tinha motor 2.0 aspirado e câmbio CVT
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Nissan Sentra

Importada do México, a sétima geração do Nissan Sentra chegou ao mercado brasileiro no fim de 2013. O modelo tinha um visual clássico, mas não muito atraente, porém agradava pela boa lista de equipamentos e, é claro, pelo espaço interno.

São 4,62 metros de comprimento, com um entre-eixos de impressionantes 2,70 m. O porta-malas leva 503 litros. Dentro da faixa dos R$ 60 mil, é possível encontrar unidades ano 2016  em bom estado de conservação.

Nessas linhas, o modelo vinha equipado apenas com o motor 2.0 aspirado flex de 140 cv. A transmissão era automática do tipo CVT. Em sua versão topo Unique, o modelo tem kit completo de itens, com seis airbags, controles de tração, estabilidade e piloto automático.

A lista tem ainda central multimídia, volante multifuncional, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, chave presencial e partida por botão. Nada mal para modelos com quase dez anos.

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