Citroën Xsara WRC vence o Rally da Alemanha

Dupla francesa dominou a prova e conquistou primeira vitória
  1. Home
  2. Bolso
  3. Citroën Xsara WRC vence o Rally da Alemanha
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A dupla Sébastien Loeb e Daniel Helena conquistou a primeira vitória com um Xsara WRC no Mundial de Rali, no último final de semana, na etapa disputada na Alemanha.

Na quarta prova em piso asfáltico do ano, os pilotos da Citroën chegaram à frente de dos Peugeot 206 WRC do inglês Richard Burns, campeão do ano passado, e do finlandês Marcus Grönholm campeão em 2001.

A vitória de Loeb ainda corria risco de ser impugnada – a exemplo do ocorrido na primeira prova deste ano, em Mônaco, na qual o piloto francês venceu mas foi desclassificado devido a irregularidades em seu Xsara WRC. Na etapa alemã, Loeb cometeu um erro no último estágio de sábado – ele derrapou e passou por um trecho fechado da especial, antes de retornar ao caminho correto – mas nenhuma equipe manifestou interesse em protestar.

O escocês Colin McRae, da Ford, quarto colocado na prova, comemorou a vitória de Loeb, que de certa forma “barrou” um possível aumento da vantagem de Marcus Grönholm, atual líder do campeonato. McRae, campeão em 1995, luta por seu primeiro título na Ford.

Já a equipe Peugeot tem mais motivos para comemorar, pois com os pontos obtidos por seus pilotos está praticamente com as mãos no título de construtores. Outro resultado como esse no Rally San Remo, próxima etapa do campeonato novamente disputada em pistas de asfalto, deixaria o time francês em situação confortável, necessitando de apenas cinco pontos faltando três etapas para o fim da temporada – no retorno às pistas de terra e cascalho.

E, para a prova italiana, a Peugeot contará com um reforço extra: o francês Gilles Panizzi, considerado “ás do asfalto” estará de volta ao volante do 206 WRC. E, ainda mais uma ajuda: a Citroën, cujo ponto forte é o asfalto, não participará da prova – o time disputaria apenas sete ralis dos 14 do campeonato.

A Mitsubishi conquistou um ponto entre os construtores com François Delecour e segue em quarto, disputando com a Skoda, que não pontuou. A Hyndai terá más lembranças da Alemanha. Após mostrar bom desempenho no início da prova, o alemão Armin Schwarz sofreu forte acidente e quebrou uma costela. Ele provavelmente ficará de fora da próxima etapa.

Confira a classificação final da prova:
1. LOEB, Sébastien - Citroën Xsara WRC
2. BURNS, Richard - Peugeot 206 WRC
3. GRÖNHOLM, Marcus - Peugeot 206 WRC
4. McRAE, Colin - Ford Focus WRC
5. THIRY, Bruno - Peugeot 206 WRC
6. MARTIN, Markko - Ford Focus WRC
7. MAKINEN, Tommi - Subaru Impreza WRC
8. SAINZ, Carlos - Ford Focus WRC
9. DELECOUR, François - Mitsubishi Lancer WRC
10. ERIKSSON, Kenneth - Skoda Octavia WRC

Posição no campeonato
Pilotos
1- Marcus Grönholm - 51 pontos
2- Colin McRae - 33 pontos
3- Richard Burns - 31 pontos
4- Gilles Panizzi - 26 pontos
5- Petter Solberg - 21 pontos
6- Sébastien Loeb - 19 pontos

Equipes
1- Peugeot - 115 pontos
2- Ford - 81 pontos
3- Subaru - 42 pontos
4- Mitsubishi - 8 pontos
5- Skoda - 8 pontos
6- Hyundai - 6 pontos

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors