As tecnologias já estão configuradas para equipar os modelos Classe C e GLA nacionais. O sedã será lançado até abril, enquanto o crossover só chega na segunda metade do ano, segundo o diretor de Comunicações e Relações Intitucionais da Mercedes-Benz do Brasil, Luiz Carlos Moraes.
“Todas as tecnologias mais avançadas disponibilizadas nos veículos da marca pelo mundo também estarão nos modelos brasileiros. A única diferença é que também já oferecemos versões com motores bicombustíveis”, comentou o executivo. As versões 200 (entrada) de Classe A, Classe B, CLA e GLA trazem o motor 1.6 flex de 156 cv desde maio deste ano. O Classe C vai aderir à moda quando for nacionalizado, o que ocorrerá até abril de 2016.
SEGURAS, SIM; EXCLUSIVAS, NÃO
O Distronic Plus é a tecnologia mais inovadora dentre as apresentadas pela Mercedes chegando próximo à autonomia do total por parte do veículo. Isso porque ele permite com que o carro siga o veículo à frente mesmo as faixas de rolamento irregulares (o que é muito commum no Brasil). No entanto, o motorista precisa manter as mãos no volante caso sejam necessárias manobras bruscas.
Já os demais sistemas não ofertam nada de muito novo e já foram apresentados por marcas rivais, como a Volvo. Assim como no Distronic Plus, elas consistem em monitoramento da via e do comportamento do condutor para agir de maneira autônoma em determinados níveis de velocidade.
O Active Lane Assist, por exemplo, emite sinais sonoros quando o carro invade outra faixa de rolamento sem aviso por meio de seta. O sistema interpreta que o condutor pode ter pego no sono e atua no controle de estabilidade e freia as rodas para que o carro volte ao traçado.
O mesmo tipo de ação é válida para o o Active Blind Sport Assist que nada mais é do que um monitor de ponto cego avançado. Ao detectar um veículo ao lado, ele também traz o carro de volta à faixa de rolamento de maneira autônoma.
Já o Collision Prevent Plus é uma espécie de controle de cruzeiro adaptativo, que freia o veículo de maneira autônoma ao detectar obstáculos, enquanto o Pre-Safe Brake emite emite sinais sonoros e visuais para que o motorista pise no freio prontamente.
DOBRANDO A META
Além do lançamento das tecnologias, o próximo ano será para repetir o feito de 2015: liderança entre as marcas premium. Até a primeira semana de dezembro, a marca emplacou 16.000 unidades. O volume não deve ser o mesmo em 2016, na opinião de Moraes. Ele projeta um ano mais difícil do que o atual e planeja abocanhar o mesmo market share alcançado atualmente no segmento (em torno de 25%).
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