Há cinco anos a Ford não sai dos dez pontos percentuais de participação no mercado; às vezes caiu para nove. Precisou um momento de crise como o que estamos vivendo, com queda de 20% este ano, para que a empresa obtivesse um aumento importante na participação nas vendas.
Na verdade, a Ford também teve queda de venda no período janeiro-maio, mas bem menor do que a média do mercado, assim, encerra maio com 11,4% do mercado interno. No ano a participação da montadora é 10,6%.
Trata-se de um aumento significativo considerando que as outras três marcas tradicionais (Fiat, GM e Volkswagen) tiveram queda de vendas e de participação no período.
O grande responsável por esse desempenho foi o Ka, o único que cresceu este ano, enquanto os demais modelos da marca perderam em volume de venda em relação ao período janeiro-maio do ano passado (veja quadro)
Tanto a versão hatch quanto a versão sedã tiveram vendas expressivas. Nos cinco primeiros meses do ano o Ka hatch vendeu 39.008 unidades, enquanto a versão sedã vendeu 15.735 carros. Não é possível comparar com o mesmo período de 2014, pois eles foram lançados no segundo semestre.
Mas, analisando as vendas dos outros principais carros da Ford, percebemos a queda generalizada. O Ecosport, que reinava no seu segmento, está sofrendo com a chegada de novos concorrentes e suas vendas caíram 30,7%.
O New Fiesta hatch perdeu 36,3%, enquanto as vendas do sedã caíram 41,8%. O Focus viu suas vendas caírem 30,7%, enquanto as do sedã caíram 36,8%.
Modelo
2014
2015
Var.
Qtd.
Qtd.
%
Ka +
0
15735
-
Novo Ka
0
39008
-
Ranger
9589
8275
-13,7
Focus sedã
5153
3572
-30,68
Ecosport
21982
15220
-30,76
Courier
3
2
-33,33
Edge
1027
666
-35,15
New Fiesta
30907
19697
-36,27
Focus
8413
5316
-36,81
New Fiesta sedã
5388
3133
-41,85
Fusion
5447
3158
-42,02
Transit
905
31
-96,57
Fiesta sedã
5715
78
-98,63
Fiesta
23250
51
-99,78
Ka
3284
4
-99,87