Como economizar combustível em carro automático?

Existem diversas técnicas para carros manuais, mas e os automáticos? Gestos simples podem aumentar a autonomia

  1. Home
  2. Bolso
  3. Como economizar combustível em carro automático?
Fabio Perrotta Junior
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Economizar combustível é sempre bom, certo? Principalmente com a gasolina cada vez mais cara em todo território nacional. Se você tem um carro manual, aqui no WM1 já viu textos que ensinam boas maneiras de poupar combustível. Mas se você tem carro automático, aqui vai o primeiro.

Com o crescimento de vendas, os carros equipados com câmbio automático estão cada vez mais populares no Brasil. E como economizar combustível em um carro automático? Veja as dicas a seguir!

Dicas para economizar combustível em carro automático

Aceleração linear

Toyota RAV4 Top
Acelere de forma progressiva para economizar combustível
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

Na hora de tirar seu carro da inércia, nada de afundar o pé no acelerador de uma vez só. Acelere progressivamente e deixe o carro ganhar velocidade aos poucos. O câmbio automático, cada vez mais inteligente, realiza as trocas no momento exato e já ajuda a economizar combustível em seu modo normal.

Start-stop

Botão do sistema start-stop em destaque na foto
A inteligência do sistema start-stop traz economia de combustível

Boa parte dos carros automáticos modernos vêm com sistema de start-stop, que desliga o motor ao parar e religa automaticamente quanto nota que o motorista vai recolocar o carro em movimento. Muitas vezes desativado pelos motoristas, esse sistema ajuda bastante na economia de combustível. Ou seja, não desative.

Selecionar o N

Volkswagen Virtus Comfortline 1.0 TSI 2019
Modo N também pode ser considerado o ponto morto do carro automático
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

Ao parar em um sinal ou longo congestionamento, caso seu carro não tenha o start-stop, coloque o câmbio na posição N. O neutro, também conhecido como ponto morto, desacopla a transmissão e diminui o esforço do motor. Dessa forma, o consumo de combustível melhora.

Comentários