Afinal, quais são as picapes mais econômicas do mercado brasileiro? Isso depende. Na realidade, não temos como comparar os números de consumo de uma picape pequena - como a Fiat Strada, líder de vendas do setor automotivo do país - com os dados de uma picape média com motor a diesel.
Por conta dessas diferenças, decidimos elencar, abaixo, quais são as cinco picapes com motor flex (e aqui, portanto, entram modelos de porte pequeno ou intermediário, como Chevrolet Montana, Renault Oroch e Fiat Toro) mais econômicas do mercado, de acordo com dados oficiais do Inmetro.
A picape da Ford aparece na lista como 5ª mais econômica só se considerarmos apenas uma versão para cada picape oferecida no mercado - isso porque, se considerássemos configurações diferentes de um mesmo modelo nessa lista, apenas Fiat Strada e Chevrolet Montana apareceriam até a quinta colocação.
Preço: R$ 240.490
Motor: 2.0 turbo a gasolina de 253 cv e 38,8 kgf.m de torque
Câmbio: automático, oito marchas
Consumo com etanol: n/d
Consumo com gasolina: 8,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada
O modelo da Renault, oficialmente a fundadora do segmento de picapes intermediárias no Brasil, já que foi lançada antes da Fiat Toro, entra como quarta colocada nessa lista quando consideramos a versão Intense com motor 1.6 aspirado - até porque a mais cara, com conjunto 1.3 turbo, não é tão abstêmia assim.
Preço: R$ 120.950
Motor: 1.6 flex aspirado de até 120 cv e 16,2 kgf.m de torque
Câmbio: manual, seis marchas
Consumo com etanol: 7,4 km/l na cidade e 8 km/l na estrada
Consumo com gasolina: 11,3 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada
A Volkswagen Saveiro, maior concorrente da história da Fiat Strada, figura nessa lista - assim como a Ford Maverick e a Renault Oroch - apenas porque consideramos uma só versão para cada picape.
No caso do modelo da Volks, a opção que menos bebe é a Trendline, de entrada, que usa motor 1.6 e câmbio manual. Aliás, fica o recado: o modelo da Volks deve receber atualizações importantes ao longo deste ano de 2023.
Preço: R$ 98.380
Motor: 1.6 flex aspirado de até 104 cv e 15,6 kgf.m de torque
Câmbio: manual, cinco marchas
Consumo com etanol: 7,5 km/l na cidade e 8 km/l na estrada
Consumo com gasolina: 10,8 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada
A Montana, recém-chegada, é de fato a segunda picape mais econômica do mercado brasileiro. Colocamos em nossa lista a versão mais abstêmia de todas: a LT com câmbio manual, a segunda em uma linha de quatro configurações.
Preço: R$ 121.990
Motor: 1.2 turbo flex de até 133 cv e 21,4 kgf.m de torque
Câmbio: manual, seis marchas
Consumo com etanol: 8,3 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada
Consumo com gasolina: 12 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada
A Strada é líder em tudo nessa categoria: em vendas, em inovações e também em níveis de consumo - de forma gritante, aliás, já que seu consumo é muito melhor que o das concorrentes.
A versão mais econômica da best-seller da categoria é a Freedom 1.3 cabine simples (CS), mas vale dizer que a variante Endurance entraria em terceiro e as vrsões Ranch e Volcano, em quarto. Vamos aos dados:
Preço: R$ 105.990
Motor: 1.3 flex aspirado de até 109 cv e 14,2 kgf.m de torque
Câmbio: manual, cinco marchas
Consumo com etanol: 9,1 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada
Consumo com gasolina: 12,9 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada



Email enviado com sucesso!