Conheça os 10 automóveis mais vendidos de 2008

Fiat é a fabricante que mais comercializou unidades e o Volkswagen Gol continua líder absoluto
  1. Home
  2. Bolso
  3. Conheça os 10 automóveis mais vendidos de 2008
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A primeira quinzena deste ano já aponta para um resultado melhor do que o esperado no volume de vendas de veículos zero quilômetro. No ano passado os fabricantes venderam 2.309.334 unidades de automóveis e 407.530 unidades de comerciais leves. Foi um fechamento excelente para o Brasil.

Na primeira reunião da Anfavea Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores em 2009, os resultados de 2008 mostraram um crescimento de 14,5% em relação a 2007, que já foi um ano recorde. A Fiat foi a montadora que mais comercializou veículos em 2008, totalizando 657.778 unidades emplacadas. Este número representa 24,62% das vendas do mercado interno.

A segunda fabricante que mais vendeu automóveis em 2008 foi a Volkswagen, ficando com uma participação de 21,91%. A GM ficou na terceira posição do ranking de volume de vendas, com 20,54% de participação.

Veja os 10 carros mais vendidos em 2008:

1º - VW Gol - 285.949 – O novo Gol ainda não vende mais que o antigo. Apesar disso, tanto um como o outro entram na lista de emplacamentos da Fenabrave Fcaptionação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores. Em 2008, a VW fez um megarecall envolvendo os modelos Gol equipados com motor 1.0. A convocação não abalou o volume de vendas e manteve o compacto da Volkswagen na liderança nacional. O WebMotors testou o novo Gol, logo após o seu lançamento. A geração atualizada evoluiu muito em comparação com a antiga.

2º - Fiat Palio - 197.224 – O Palio herdou a nomenclatura Economy do Mille para começar 2009 com o pé direito. Para este ano a versão mais atualizada do carro ganhou o mesmo conjunto óptico do Siena, lançado no ano passado. Assim como ocorre com a VW, o Palio no desenho antigo vende mais que o novo. Ambos também entram na mesma prateleira de pontuação.

3º - Mille - 141.873 – Sem fazer muito alarde, o Mille foi comendo pelas beiradas e abocanhou a 3ª posição. Ultrapassou o seu irmão Palio nas médias mensais de final de ano e lançou a versão Economy. Outro impulso que o carrinho ganhou veio do governo. O IPI reduzido o fez ficar mais em conta ainda.

4º - Classic - 131.730 – O sedã mais vendido do Brasil continua sendo uma boa opção de compra. No México o Classic ganhou uma reestilização um pouco estranha, tanto que ficou longe de aportar no Brasil. Outro motivo que leva a GM a fabricar o automóvel, além da boa aceitação por aqui, é o seu volume de vendas na Argentina.

5º - Celta - 130.387 – O hatch da GM vem com motor mais forte este ano para concorrer no acirrado mercado de populares. Desde que a GM o lançou, o Celta teve uma excelente aceitação, com bom valor de revenda. O carro chegou a se valorizar, em tempos áureos, devido ao aumento da procura.

6º - Fox - 115.069 – O segundo carro mais vendido da VW também não ficou livre do megarecall convocado em 2008. O carro é a opção mais barata para quem não deseja ter um Gol na garagem. Outro apelo do automóvel é a posição elevada de dirigir.

7º - Siena - 95.307 – Depois de tantas tentativas, a Fiat acertou a mão com o design deste sedã pequeno. Apesar de estar um pouco longe do sedã da GM, o Siena conquistou clientes com o seu novo conjunto óptico. O WebMotors foi conferir de perto como rodaram as versões equipadas com motor 1-litro e 1,4-litro.

8º - Civic - 67.703 – Ele é o líder entre os sedãs médios e é o automóvel com valor sugerido mais alto entre os dez mais vendidos. Com a oscilação do mercado ocorrida nos últimos meses de 2008, sua procura aumentou, principalmente devido a seu valor de mercado. Seu fiel concorrente, o Toyota Corolla, ganhou reestilização em 2008 para tentar combater a liderança do Honda. Apesar de ter vendido bem mais que em 2007 45.640 unidades, contra 34.464, a renovação não ajudou o Corolla a reconquistar a liderança entre os sedãs médios. O Civic também foi testado pelo WebMotors na sua versão mais “poderosa”, a SI.

9º - Ka - 64.887 – O novo modelo foi lançado no final de 2007, mas só começou a ganhar força em vendas no final do ano passado. Tanto que, no início de 2008, o Ka estava longe de conquistar um patamar na ranking dos 10. Do meio para o final do ano parece que ele emplacou. O WebMotors elaborou uma série de testes e reportagens com o automóvel. Vale rever: Ford Ka chega com uma dura missão e a matéria com o título “Tira-teima do Ford Ka: confira o consumo do carro”.

10º - Fiesta Hatch - 58.828 – O Fiesta praticamente reparte a beirada dos 10 mais vendidos com o Ka. A nova geração do Fiesta, mostrada pela primeira vez como o conceito Verve, que foi exposto no Salão do Automóvel de São Paulo, deve chegar ao mercado brasileiro no máximo em 2010.

Siga a gente no Twitter! Novidades, segredos e muito mais: www.twitter.com/WebMotors

Gosta dos mais vendidos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas:

VW Gol

Fiat Palio

Fiat Mille

Chevrolet Classic

Leia também:

Produção do PT Cruiser será encerrada

Anfavea: sem previsões

Tirar carteira de habilitação ficou mais caro

Vendas 2008: Ano fecha com crescimento de 14,1%

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors