Contran proíbe uso de fone de celular ao volante

Prática será punida com multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira
  1. Home
  2. Bolso
  3. Contran proíbe uso de fone de celular ao volante
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

-
A utilização de aparelho de telefone celular ao volante já era proibida pelo Código Nacional de Trânsito, em vigor desde 1998. A saída, então, eram os sistemas de viva-voz e fones de ouvido, cuja utilização foi autorizada por uma portaria no início deste ano. Pois agora a regra mudou e a revogação desta portaria será publicada próxima sexta-feira no Diário Oficial.

Baseados em estudos realizados no Canadá que constataram aumento de 40% dos acidentes por causa do uso de celular no trânsito, o Conselho Nacional de Trânsito Contran decidiu proibir também o uso de fone monoauricular ou o próprio sistema de viva-voz.

A multa para quem não obedecer à determinação do Contran será de R$ 85,13 mais quatro pontos na carteira. A cobrança das multas, no entanto, será feita apenas daqui a dois meses. A princípio será feita uma campanha educativa da população. O agente de fiscalização apenas poderá notificar o motorista, após pará-lo e constatar a infração, a exemplo do procedimento adotado para multas pela não colocação do cinto de segurança.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors