Dia do Automóvel

Você sabia que ontem, 13 de maio, foi o Dia do Automóvel?
  1. Home
  2. Bolso
  3. Dia do Automóvel
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Triciclo 0,7 HP - 1° Automóvel construído no mundo


Embora não seja de estranhar – afinal tudo e todos têm seu ´Dia´, pouca gente sabe que o 13 de maio foi escolhido para comemorar essa máquina revolucionária que, embora tenha mais de 100 anos, continua sendo um dos mais cobiçados ´fetiches´ da era moderna, e não pára de evoluir.

Nem os alemães Karl Friedrich Benz e Gottlieb Wilhelm Daimler, que ao lançarem com sucesso, em 1885, o primeiro automóvel, curiosamente então com apenas três rodas, foram oficialmente considerados os pioneiros no assunto, poderiam imaginar que sua invenção iria se tornar o principal objeto de desejo, sonho da sociedade em geral, em praticamente todos os países do mundo, desde aquela época até hoje, e pelo visto, ad eternun.

Oito anos depois, em 1893, um Daimler a vapor conduzido por Henrique Santos Dumont, irmão do Alberto, desembarcava triunfantemente no Brasil, para ganhar as honras do primeiro automóvel a rodar em solo Tupiniquim.

Vale lembrar que em 1901 o irmão aviador, então líder na ´corrida´ das invenções aéreas, também ficaria famoso na disputa pela posse das máquinas terrestres, ao desembarcar no Brasil, fleumaticamente e com direito ao seu característico chapéu, um reluzente modelo Peugeot.

Antes dele, em 1897, o escritor Olavo Bilac, hábil nas letras mas nem tanto ao volante, já ganhara as manchetes dos jornais ao bater seu carro contra uma árvore, tornando-se também um dos ´famosos de automóvel´ como causador do primeiro acidente automobilístico brasileiro.

Daí em diante, seja Brasil adentro nas mãos de ilustres motoristas como o Marechal Rondon, que na década de 20 levou aos confins da região centro oeste a boa-nova de uma linha telegráfica, rodando por intermináveis caminhos de terra com um valente Ford T, primeiro modelo de automóvel a ser fabricado em série, seja mundo afora através de incógnitos conduzindo fuscas, cadillacs e muitos outros personagens dessa história sem fim.

Viva o automóvel! Viva!

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors