Com alguns cuidados é possível impedir o desgaste excessivo e prolongar a vida útil dos pneus. É preciso evitar acelerações e frenagens bruscas, além de cuidar da calibração. Veja algumas dicas para evitar o desgaste prematuro dos pneus.
Quer um carro 0 km, seminovo ou usado? Corre para o nosso estoque exclusivo
Arrancadas
Evite arrancada, a famosa “cantada de pneu”, ao colocar o carro em movimento. Elas causam o desgaste prematuro dos pneus justamente por conta do grande atrito causado entre o chão e a borracha. Se for praticada com frequência, pode comprometer a vida útil da peça.
Calibragem
Além de ser importante para a economia de combustível, a calibragem correta ajuda a evitar o desgaste prematuro dos pneus. Quando descalibrados, tendem a se deformar por conta do peso do carro, o que altera sua banda de rodagem e prejudica outras partes da peça. Calibre pelo menos uma vez por semana, com o carro frio e com a pressão indicada pelo Manual do Proprietário.
Buracos
Fique atento aos buracos das ruas e estradas. Uma cratera é capaz de cortar ou fazer o pneu estourar - conforme o tamanho. Outro problema causado pelas imperfeições da pista é a formação de bolhas. Elas podem aparecer no pneu e prejudicar a eficiência da banda de rodagem.Sobrecarga
Evite a sobrecarga no automóvel para poupar o pneu. Cada pneu tem, em sua especificação, um limite de carga compatível para o transporte. Além de prejudicar os pneus, a sobrecarga afeta a direção, freios e suspensão. Veja no Manual do Proprietário a carga útil do seu carro, que é todo o peso que ele pode transportar - a soma de bagagem e passageiros.Curva em alta velocidade
Assim como a prática das arrancadas, cantar pneu na curva por conta da alta velocidade é prejudicial à vida útil do equipamento. Novamente, devido ao atrito excessivo entre o pneu e o chão, que faz o carro produzir o som, com o agravante da possibilidade de acidente. Fazer curva em alta velocidade aumenta o risco de perda de direção.
Comentários