Ecológico, ExpoCarros compensa emissões de CO²

ExpoCarros, maior feirão indoor da América Latina, terá plantio de árvores ligado ao financiamento de carros
  1. Home
  2. Bolso
  3. Ecológico, ExpoCarros compensa emissões de CO²
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Os carros e outros veículos motorizados são apontados como os maiores vilões do aquecimento global, provocado pelo aumento de gás carbônico CO² na atmosfera e pelo agravamento do efeito-estufa. Mas ações simples podem fazer toda a diferença. Uma delas é a utilização de combustíveis renováveis, como álcool, que não jogam na atmosfera um CO² que estava enterrado, como acontece com os combustíveis fósseis. A outra foi adotada pelo evento ExpoCarros, o maior feirão indoor, ou fechado, da América Latina, e ela consiste no plantio de árvores associado à quantidade de carros financiados.

Essa ação, conhecida como neutralização, mensura quanto cada carro emite de gás carbônico durante determinado período e recomenda o plantio de um certo número de árvores, que absorvem esse gás e o convertem em matéria orgânica, tirando da atmosfera o CO² que o carro emitiu.

No caso do ExpoCarros, a neutralização será feita para os primeiros 1.000 km de cada carro que seja financiado pela Aymoré Financiamentos, patrocinadora do evento, do grupo ABN Amro. A responsável pelos cálculos é a empresa MaxAmbiental, associada à ONG SOS Mata Atlântica.

Segundo esses cálculos, a cada 1.000 km deve ser plantada uma árvore para absorver o gás em excesso que o veículo emitirá. Em suma, portanto, cada carro financiado corresponderá a uma árvore plantada. A Aymoré espera financiar cerca de 3.000 carros, o que criará uma verdadeira floresta em Resende, no Rio de Janeiro, onde a SOS Mata Atlântica mantém um viveiro.

Além dos carros que forem financiados, a MaxAmbiental fará um cálculo também do impacto de emissões de gás carbônico criado pelo evento em si. As estimativas iniciais, que ainda dependerão do público total presente, do meio de transporte utilizado pelos visitantes e da quantidade de energia necessária para sua realização, entre outros fatores, apontam para pelo menos 350 árvores plantadas, independentemente de financiamento de carros ou não.

As árvores plantadas serão acompanhadas por uma auditoria por um período de cinco anos, considerado suficiente para que as árvores, nativas da Mata Atlântica, se mantenham sem cuidados especiais, mantidas pela Mãe Natureza se o homem não atrapalhar.

Dividido em quatro pavilhões, o Expocarros terá três deles dedicados aos carros à venda cerca de 5.000 e um pavilhão apenas para serviços relacionados aos automóveis, como seguradoras, despachantes, CET e a financeira e serviços gerais, como lanchonetes, um espaço para a garotada e uma exposição de tuning.

A entrada é franca e o estacionamento, para 7,5 mil carros, deve ajudar os organizadores a atingir a meta de 30 mil visitantes nos três dias do evento de 1 a 3 de dezembro, no Expo Center Norte. Destes, quem sair de carro novo vai comprar também um pouco de paz de espírito.

1º ExpoCarros
1, 2 e 3 de Dezembro
Expo Center Norte
Av. José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo – SP
Entrada gratuita


Leia também:

A confiabilidade dos híbridos

Como identificar o combustível adulterado

Carros populares podem ter tecnologia de ponta

Indústria muda carrocerias para proteger pedestres

Carros a partir de R$ 3,8 mil no maior feirão on-line
________________________________

Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se na Agenda do Carro!
________________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors