Emergentes devem crescer 100% em 15 anos

  1. Home
  2. Bolso
  3. Emergentes devem crescer 100% em 15 anos
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A indústria automobilística internacional tem dois mercados bem distintos. Nos países mais tradicionais, que estão com seu crescimento estagnado – basicamente Estados Unidos, Japão e os europeus –, o foco das empresas é na constante inovação dos produtos. Já nos emergentes, como China e Índia, o desafio é fazer sempre carros mais baratos.

De acordo com Ferdinand Dudenhoeffer, professor da Universidade de Gelsenkirchen, na Alemanha, os executivos devem estar atentos a esse cenário, para garantir o sucesso das empresas. O pesquisador esteve hoje 28 pela manhã no SIMEA Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva.
Nos próximos 15 anos, segundo o instituto de pesquisas B&D Forecast, do qual o estudioso é sócio, a tríade das nações mais desenvolvidas deve crescer apenas 8% considerando juntos os mercados canadense e estadunidense. Enquanto isso, estima-se que o incremento em regiões em desenvolvimento seja de 100%. “E essa é uma análise bastante conservadora”, acredita Ferdinand.

O motivo da estagnação nos grandes mercados pode ser visto claramente pelo número de veículos que há nesses países. Nos Estados Unidos e no Canadá, a cada mil pessoas existem 690 carros. No Japão, esse número chega a 577 e, na Europa, 501.

Já no bolo dos emergentes, a situação é totalmente inversa. Na China, para cada mil indivíduos, há somente cinco carros. Na Índia, a estatística é de somente dois automóveis a mais. No Brasil, o total é de 97.

O SIMEA reúne engenheiros do Brasil e do exterior, que discutem sobre o futuro da indústria automobilística. O simpósio começou hoje, com debates sobre motorização, combustíveis e emissões. O evento vai até amanhã, na Fecomércio, em São Paulo.

________________________________

Quer receber nossa newsletter e boletins de manutenção de seu carro? Então se cadastre na Agenda do Carro clicando aqui e receba boletins quinzenais com as notícias mais quentes!


_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors