Estudantes preparam carro 1.0 para atingir 300 km/h

Parceria da Dana, FEI e Volkswagen, projeto será levado aos EUA
  1. Home
  2. Bolso
  3. Estudantes preparam carro 1.0 para atingir 300 km/h
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Estudantes de engenharia automobilística da FEI Fundação Educacional Inaciana, em São Bernardo do Campo, SP, estão desenvolvendo um protótipo especial equipado com motor 1,0 litro que deverá ultrapassar a marca dos 300 km/h.

Ainda sem nome, o projeto nasceu da parceria entre a Dana, fabricante de sistemas e componentes automotivos, e a FEI e visa dar aos futuros engenheiros a experiência necessária em projetos e construção de veículos.

O professor Ricardo Bock, coordenador de Engenharia Mecânica Automobilística da FEI, coordena o desenvolvimento do projeto e estima que o protótipo brasileiro deverá ir além dos 300 km/h previstos. A marca vai se constituir no primeiro recorde brasileiro com reconhecimento oficial pela CBA Confcaptionação Brasileira de Automobilismo e pela própria FIA Fcaptionação Internacional de Automobilismo.

A carroceria está em construção na Dana, com suspensão independente nas quatro rodas; o motor é fornecido pela Volkswagen e é idêntico ao que equipa o Gol básico. Ainda em desenvolvimento na engenharia da fabricante, o motor é sobrealimentado por turbo Garrett GT20, especialmente desenvolvido para a prova, com 20 libras de pressão, e deverá superar a potência de 280 cv. A caixa de câmbio também é VW, que poderá ser de quatro ou cinco marchas.

A previsão é de que o automóvel realize a tentativa de recorde na primeira quinzena de novembro, em uma pista do Ministério da Aeronáutica ainda a ser definida. Também não está acertado o piloto, que deverá ser um dos que representaram o Brasil na Fórmula 1. Depois da marca brasileira, Ricardo Bock planeja levar o carro à pista de Bonneville, nos Estados Unidos, local em que o mundo inteiro vai em busca de recordes.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors