Falta de atenção e excesso de consumo de álcool são as principais causas de acidentes

Dicas de segurança para evitar acidentes nas férias
  1. Home
  2. Bolso
  3. Falta de atenção e excesso de consumo de álcool são as principais causas de acidentes
Andrea Saes
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Com a proximidade das férias de verão os acidentes nas estradas tendem a aumentar muito. Para evitar dados como o do ano passado, em que 350 mil pessoas acidentaram-se e 6.801 morreram nas estradas fcaptionais dados do Ministério dos Transportes e do Denatran - Departamento Nacional de Trânsito, a Volkswagen do Brasil reforça algumas precauções que os motoristas devem adotar para ter uma viagem segura e confortável

"Os números provam que o uso de air bags, freios ABS e cintos de segurança, entre outros, são indispensáveis. A segurança dos ocupantes depende da conscientização do motorista e, principalmente, do uso correto dos equipamentos de segurança", afirma Décio Assaf, gerente de Segurança Veicular da Volkswagen do Brasil. Para ele, a primeira providência que o motorista deve tomar antes de viajar é fazer uma vistoria geral no veículo: conferir o nível do óleo, da água da bateria, a parte elétrica, a calibragem dos pneus e os itens obrigatórios de segurança.

A obrigatoriedade do cinto de segurança é para todos os ocupantes do veículo, independente da via em que esteja sendo utilizado. O mais importante para Assaf, é usar o equipamento corretamente. O cinto diagonal e de três pontos deve ter folga máxima de quatro dedos e o subabdominal deve ser colocado abaixo do abdome, com folga de dois dedos. O banco não pode ser reclinado mais de 125 graus, para evitar que a fita fique sobre o pescoço. E a parte superior do encosto de cabeça deve ficar na altura dos olhos do ocupante do banco para ser protegido contra lesões na coluna cervical e no pescoço.

Em caso de chuva e neblina deve-se usar o farol baixo para evitar colisões e atropelamentos e a atenção redobrada em pistas molhadas e escorregadias. Reduzir a velocidade, evitar ultrapassagens e ficar atento à sinalização diminui o risco de acidentes. Se o carro deslizar sobre uma lâmina de água o motorista não deve, em hipótese alguma frear, nem pisar na embreagem. Deve soltar o acelerador e deixar o atrito com a água reduzir a velocidade até que as rodas tenham contato com o piso.

Décio Assaf lembra que as crianças devem ficar sempre no banco traseiro. As com idade de até quatro anos devem ser transportadas em cadeiras especiais, com cintos próprios. Bebês, mesmo recém-nascidos, não devem viajar no colo da mãe, pois em caso de colisão a criança pode ser usada como amortecedor no impacto com o painel ou banco da frente .

Em caso de acidentes, o motorista deve primeiro certificar-se de que está seguro para, só então, prestar socorro às vítimas. O local deve ser sinalizado com triângulo ou vegetação. Os primeiros minutos em seguida de um acidente podem ser determinantes no destino das vítimas, por isso é importante agir rápido, prestando os primeiros socorros que estiverem ao alcance. O ideal é manter a calma, não movimentar a vítima e acionar a equipe de resgate.

Antes de iniciar a viagem, o consumidor pode obter informações por meio da Central de Satisfação ao Cliente, de segunda à sexta, das 8h00 às 21h00 e aos sábados das 8h00 às 14h00 pelo telefone 0800 19 57 75. Ou ainda pela Internet, no endereço www.volkswagen.com.br/indfale.htm.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors