As vendas fracas, somadas ao reduzido número de dias úteis por causa do Carnaval, fizeram de fevereiro o pior mês dos últimos seis anos e meio: foram vendidas apenas 179.221 unidades; pela primeira vez desde fevereiro de 2009 as vendas não alcançaram o patamar das 200 mil unidades. No auge da crise, em novembro de 2008, o setor vendeu 166.277 carros.
Mesmo com apenas 17 dias úteis (as fábricas não trabalharam nos três dias de Carnaval e o Detran não registrou licenciamentos), a média diária de vendas também foi a pior dos últimos anos. Com 10.542 carros vendidos por dia, fevereiro só superou a venda diária de janeiro de 2010, quando foram comercializadas 10.086 unidades por dia.
A queda em relação a janeiro (243.829 unidades) foi de 26,5% e em relação a fevereiro do ano passado (que é a comparação mais adequada) as vendas caíram 27,1%: naquele mês foram vendidos 245.931 carros.
Nas vendas acumuladas este ano (janeiro + fevereiro), a queda já é de 22,5% em relação ao primeiro bimestre de 2014.
POR MARCAS
A Fiat confirmou a liderança fechando fevereiro com 35.840 unidades e 20,1% de participação, mas o segundo lugar mudou de dono: ficou com a Volkswagen, que vendeu 30.992 carros e ficou com 17,3%, deixando a Chevrolet em terceiro, com 15,7%. A Ford manteve a quarta posição, ficou acima dos 10% (10.5%), com 18.830 unidades.
A Hyundai se distanciou das concorrentes, ficando com 7,3% no mês, contra 6,4% da Toyota e 6,2% da Renault, que caiu para o sétimo lugar. Honda, Nissan e Mitsubishi fecharam a lista das dez marcas mais vendidas em fevereiro.
Comentários