Logo WM1

O canal de notícias da Webmotors

Limpar buscar

Fiat e BMW compartilharão plataformas e pontos de vendas

Dentro do acordo está prevista a utilização da base do Fiat 500 para desenvolver uma nova Isetta
  1. Home
  2. Bolso
  3. Fiat e BMW compartilharão plataformas e pontos de vendas
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Chegar a uma concessionária da BMW para comprar um Alfa Romeo pode ser um pouco estranho, mas isso será possível nos EUA graças à parceria fechada entra a montadora alemã e a italiana e anunciada oficialmente hoje. A união das duas empresas, entretanto, não ficará restrita apenas à cooperação de revendas, necessária para a volta da Alfa Romeo ao mercado norte-americano. A joint-venture também prevê o desenvolvimento do modelo compacto Isetta, na mesma base do Fiat 500. A BMW quer ingressar no promissor mercado de automóveis compactos e reduzir o nível médio de emissões de seus carros.

Mesmo com a possível estréia da nova Isetta, a vida do MINI permanecerá firme e forte. A idéia é que o MINI também utilize os mesmos componentes do Fiat 500, assim como sirva de base para a terceira geração do Mini Cooper.

Segundo Friedrich Eichiner, dirigente da BMW AG, um dos passos iniciais da parceria é o estudo da utilização de componentes comuns entre MINI e Alfa Romeo. “Isto iria reduzir os custos operacionais das duas empresas”, acrescenta Eichiner.

Não é a primeira vez que a plataforma do Fiat 500 serve de base para outros modelos. O novo Ford Ka europeu também foi desenvolvido na base do compacto italiano. A parceria entre a marca norte-americana e a italiana ainda permite a produção dos dois carros na mesma fábrica, em Tychy, na Polônia.

Vantagens

As vantagens do acordo são muitas para ambas as partes. A BMW abrirá as portas da Fiat, leia-se Alfa Romeo, ao mercado norte-americano. Em contrapartida, a Fiat ajudará a empresa alemã com todo o seu know-how a entrar no mercado de carros compactos. Compartilhar plataformas e componentes é lucrativo para todo mundo. Um exemplo é a produção de motores similares. Eles exigem uma única linha de produção para atender diversos carros.

O mundo está se curvando aos automóveis compactos e de excelente tecnologia embarcada. Os pontos que levam à tendência são a preservação do ambiente, espaço nos centros urbanos e a economia de combustível.

Gosta de urbaninos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esse segmento:

smart fortwo

Fiat Cinquecento

Ford Ka

Mini

Daihatsu Cuore

Hyundai Atos

Leia também:

SEGREDO! - Novo Renault Mégane Coupé

SEGREDO! - Versão fastback do Opel Insignia em julho

SEGREDO! - Novo Range Rover Sport

SEGREDO! - Nova Renault Scénic pode ser feita no Brasil

SEGREDO! – VW Robust, a picape média da marca alemã

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors