Filatelia ganha combustível

Postal comemora liderança na produção de biocombustíveis
  1. Home
  2. Bolso
  3. Filatelia ganha combustível
Adriana Bernardino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

– Os correios colocaram em circulação ontem 13 selo postal que celebra a liderança brasileira na produção de biocombustíveis. A cerimônia de lançamento aconteceu em Piracicaba/SP, e foi lançado simultaneamente em Brasília/DF, Montes Claros/MG, Porto Alegre/RS, Quixadá/CE, Ribeirão Preto/SP e Piracicaba/SP.

Elaborado pelos artistas Ariadne Decker e Meik, o selo traz a ilustração – elaboradas com técnicas de desenho e computação gráfica – de um personagem abraçado ao planeta, do qual brota uma bomba fornecedora de combustível. A tiragem é de 10.200.000 unidades, a R$ 1,00 cada. Os selos podem ser adquiridos nas agências ou na loja virtual dos Correios.

Etanol

A indústria do etanol combustível está estabelecida no Brasil desde 1975, com o advento do Programa Nacional do Álcool – Proálcool. O uso do etanol como aditivo da gasolina, porém, já era realidade desde os anos 1920.

O Proálcool completa, em 2009, 34 anos, e comemora uma economia de mais de 1,2 bilhões de barris de petróleo, com o uso do etanol em substituição à gasolina.

De acordo com a Escola Superior de Agricultura da Universidade de São Paulo, “esse número, em termos energéticos, corresponde a cinco anos de consumo de gasolina no país. No mesmo período, a utilização do etanol como combustível, puro ou misturado à gasolina, evitou a emissão de mais de 800 milhões de toneladas de CO2, reduzindo em mais de 30% as emissões da frota veicular brasileira”.

No restante do mundo, o uso de fontes renováveis de energia não ultrapassa os 13%. Na matriz energética brasileira, segundo dados do Ministério de Minas e Energia, esse percentual chega a 46%. O número se deve à enorme extensão de terras agricultáveis, as condições climáticas favoráveis e a abundância de bacias hidrográficas são os fatores que auxiliam a posição de destaque do Brasil.

__________________________
Leia também


Combustível: conheça 16 maneiras de economizar

Carona Solidária precisa de empurrão

Ford Fusion 2010 híbrido vira carro-madrinha

48% da energia gerada no país provêm de fontes renováveis

Churrasco versus transportes

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors